Nova York pretende dobrar armazenamento de energia com fontes renováveis até 2030

Image

Anúncio ambicioso foi feito esta semana pela governadora do estado, Kathy Hochul

O estado de Nova York, nos Estados Unidos, pretende aumentar sua demanda energética com fontes renováveis nos próximos anos e como consequência seus investimentos em armazenamento de energia também.

Segundo o site Utility Dive, a governadora do estado, Kathy Hochul, divulgou esta semana que pretende dobrar a meta de ampliação de armazenamento de energia do estado de 3 GW para 6 GW até 2030 e tendo como foco a produção de energia limpa.

A nova meta estabelecida será acompanhada de reformas de mercado necessárias e também mecanismos de aquisição econômicos segundo o documento divulgado pelo governo, onde além dos incentivos públicos, clientes privados também serão incentivados a instalar a tecnologia de armazenamento.

As boas novas envolvendo armazenamento de energia vem de encontro com o estudo chamado “New York Power Grid Study', o qual foi lançado em janeiro de 2021 e identificou a necessidade de mais de 15 GW de armazenamento de energia até 2040 para suprir a demanda energética do estado norte-americano.

Os novos investimentos em armazenamento estão sendo vistos com bons olhos pelos empresários do setor, uma vez que fomenta tanto o mercado renovável como a procura por novas opções de tecnologias como as baterias.

Bill Acker, diretor-executivo do consórcio New York Battery and Energy Storage Technology (NY-BEST) destacou ao Utility Dive que a nova meta ambiciosa será alcançável com o apoio do Estado. “Atingir a meta de 6 GW exigirá "muitas partes interessadas se unindo para atingir essas metas" destacou ele.

O porta-voz da National Grid, John Lamontagne, disse em comunicado que incentivos como créditos fiscais serão bem-vindos para fomentar a tecnologia principalmente nos estágios iniciais.

"A hora de mudar é agora, e estamos entusiasmados com a proposta da governadora de tomar medidas ousadas no armazenamento", afirmou ele.

Incentivo eólico já havia sido anunciado pelo governo novaiorquino

Assim como as tecnologias pautadas em armazenamento de energia, o estado de Nova York já havia divulgado recentemente também que novos investimentos em energia eólica Offshore serão desenvolvidos.

Mais de 500 milhões de dólares em energia eólica foram divulgados, o que reforça que pelo menos 2 GW de novos projetos serão fomentados e permitirão que todas as novas construções atinjam zero emissões até 2027 e o desenvolvimento de 2 milhões de casas eletrificadas ou prontas para eletrificação até 2030.

Jason Burwen, vice-presidente de armazenamento de energia da American Clean Power Association, ressaltou a importância dos novos investimentos por parte do governo em prol da energia limpa e também do armazenamento de energia.

"O governador Hochul e Nova York veem que a imensa oportunidade de construir um futuro de energia limpa está mais próxima do que pensávamos. Com o estado a caminho de atingir sua meta de implantação de armazenamento de 3 GW em 2030, e com expansões eólicas e solares massivas que contarão com armazenamento, dobrar essa meta para 6 GW é prudente e um forte sinal para o armazenamento” explicou ele ao Utility Dive .

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: