Fórum GD Nordeste vai movimentar o setor de geração distribuída na próxima semana

Image

Evento acontecerá em São Luís, no Maranhão, nos dias 03,04 e 05 de maio e receberá grandes nomes da GD e autoridades políticas da região.

A produção de energia através da Geração Distribuída tem ganhado cada vez mais força. No final de março, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) destacou que o país atingiu a marca de 10 GW de potência instalada somente através deste tipo de geração. Com isso, debater os rumos do setor tornou- se crucial , o que é um dos objetivos do Fórum GD - Região Nordeste que acontecerá em maio na capital Maranhense.

Confirmado para acontecer nos dias 3,4 e 5 de maio, o evento acontecerá no Hotel Luzeiros, em São Luís, no Maranhão. A programação, por sua vez, acontecerá em três dias, sendo o primeiro deles destinado a uma cerimônia de abertura com horário especial. Já os dois dias seguintes serão recheados de painéis importantes sobre assunto.

De acordo com Tiago Fraga, organizador do Fórum, o evento tem como principal objetivo debater as tendências e os rumos do setor GD no Brasil, assim como fomentar o networking das empresas que fazem parte deste mercado. Isso porque o potencial do setor está em franco crescimento e aproximadamente 80 bilhões de reais em investimentos já foram firmados em volumes de negócios, assim como mais 400 mil novos empregos gerados pela fonte solar e GD, segundo ele.

“Vale destacar a participação das fontes renováveis no Brasil. Hoje aproximadamente 11% é representado pela fonte de energia eólica, nós temos dados interessantes também para a biomassa com 8.3%. Nós temos hoje a fonte fotovoltaica com 2,5%. Ou seja, nós temos todo o potencial de crescimento desta fonte nos próximos anos ``, ressalta Fraga.

O especialista ainda destaca que o país hoje já tem aproximadamente 1 milhão de sistemas de conexões instalados de Geração Distribuída no país, sendo em ranking municipal Cuiabá e Teresina no Piauí como municípios com mais sistemas instalados. Já em nível de estado, Fraga destaca que Minas Gerais é o principal estado em potencial instalado no Brasil, contudo entre os destaques da região nordeste ele destaca o Ceará com um dos maiores destaques, assim como Pernambuco e Maranhão.

Programação do Fórum GD - Nordeste terá discurso de autoridades

O Fórum GD Nordeste será a décima terceira edição do Fórum GD no Brasil. Com isso as atrações serão todas voltadas em sua maioria para a região mais rica em potência solar do país. Juntos os estados nordestinos permitem gerar mais de 1 GW juntos, o que mostra seu potencial para o desenvolvimento da fonte, principalmente a energia solar.

Desta forma, dentre os temas debatidos no Fórum estarão no primeiro dia o discurso de autoridades, que conta com a presença de: Eduardo Braide, Prefeito de São Luís, Vereadora Karla Sarney e Vereador Álvaro Pires.

Também estão programados painéis sobre o ponto de vista do mercado de GD em 2023 com inserção no novo marco legal, inversores, estruturas e principais soluções do mercado atualmente em GD e desafios da GD no país. Além disso, os avanços tecnológicos, estratégias, cadeia produtiva, uso do hidrogênio da GD e sistemas híbridos de geração de energia. Ao todo, 31 painéis serão desenvolvidos pelo fórum a fim de levar informação e qualidade ao mercado GD do país.

“O potencial é gigante para o estado do Maranhão e para todo o nordeste e o Fórum GD vai chegar para trazer novas oportunidades de negócios. Falar sobre situação jurídica, falar sobre o atual mercado de importação, de equipamento, de utensílios manufaturados da China, vamos falar sobre linhas de financiamento, opções de seguros e a ideia que a gente tem aí é que esse evento possa gerar aí mais de 200 milhões de reais em novos negócios” afirma Fraga sobre a programação.

Como se inscrever no Fórum GD - Nordeste?

As inscrições para o Fórum GD - Região Nordeste ainda estão abertas. O evento acontecerá em formato híbrido este ano e o participante pode então escolher a modalidade que deseja acompanhá-lo.

Para fazer a inscrição, por sua vez, é necessário acessar o site do evento através do link: https://www.forumgdnordeste.com.br/site/inscricao/.

Dúvidas e outras sugestões também podem ser sanadas através dos telefones de contato disponíveis no campo “Contato” no site.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: