Uso de baterias deve crescer mais de 19% ao ano até 2035

Image

Perspectiva mundial é bastante positiva e demanda para mobilidade elétrica está entre os principais motivos de crescimento

O armazenamento de energia tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. Isso porque a demanda de energia elétrica mais que dobrou no último ano. Assim como a entrada das fontes limpas exigiu que novas tecnologias fossem desenvolvidas para melhor trazer eficiência energética ao mercado.

De acordo com Raul Beck, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), uma projeção global do mercado de baterias de lítio (Lib) ressalta que entre 2020 a 2035 a demanda por baterias deve crescer 19% por ano. Isso deve acontecer devido à entrada da mobilidade elétrica cada vez mais acentuada no mercado global.

“O crescimento exponencial da demanda de sistemas de armazenamento no mundo é inegável. As projeções mostram que dos 60 milhões de dólares em investimentos de sistemas de armazenamento principalmente bateria de lítio em 2019 se projetam quase 10 vezes mais que em 2035. A grande fatia na realidade é dominada pela parte da mobilidade elétrica que vai crescer de 19% a 20% ao ano” explica ele.

Outro ponto que deve favorecer o crescimento do equipamento também é o preço mais baixo. Beck ressalta que a alta procura deve permitir uma redução significativa no custo de baterias, assim como seu uso para outras aplicações. Neste ponto Beck destaca que as baterias de lítio já estão em crescimento e devem dominar o mercado em breve.

“Trazendo junto com esse crescimento a produção das baterias de íon lítio um forte apelo também para baterias estacionárias. Se projeta um crescimento de 17% ao ano em armazenamento principalmente de energias renováveis. Isso porque o custo das baterias lítio íon desde 2010 vem caindo de modo exponencial” afirma Beck.

Para 2025, o especialista também destaca que para fabricação automotiva as baterias devem baratear o preço do equipamento de forma imbatível, o que na visão dele um forte crescimento também deve ser sentido nos próximos anos em armazenamento, visto que os projetos incluem veículos eletrificados em todos os formatos possíveis.

Potencial global de armazenamento de energia deve ultrapassar mais de mil GW até 2040

Durante sua palestra durante o Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD), Beck também ressaltou a potência global de capacidade cumulativa de sistemas de armazenamento. A expectativa é bastante positiva. Segundo ele, o potencial global deve ultrapassar mais de mil GW de potência cumulativa até 2040.

Dentre os principais países com potencial para isso, no entanto, Beck reforça que estão: Estados Unidos, China e América Latina.

“Para este ano os Estados Unidos têm previsão de instalação de quase 15 GW de armazenamento de novos sistemas de armazenamento baseado principalmente nas baterias de íon lítio", reforça ele.

No momento o Brasil ainda não aparece como potência para este tipo de tecnologia de energia. De acordo com Beck, o Chile é o maior produtor hoje, seguido pelo México na América Latina. Contudo o especialista acredita que o cenário pode mudar em breve e dados do país também passem a aparecer nos gráficos.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: