Especificações de baterias regulamentadas pela ABNT estão entre adequações da portaria do Inmetro 140/2022

Image

Especialista destaca que além dela, outras três importantes adequações fazem parte do processo e empresas precisam de atentar a elas.

A nova portaria do Inmetro 140/2022, a qual regulariza os inversores híbridos, trouxe consigo diversas adequações ao mercado GD. Durante o Fórum GD Nordeste, em São Luís, no Maranhão, a especialista no assunto Katley Oliveira, da HDT Energy, destacou algumas delas durante sua palestra e reforçou a importância de cumpri-las.

Oliveira ressalta que em sua visão quatro das adequações serão importantes para os próximos anos, sendo as especificações de baterias regulamentadas pela ABNT uma delas. A especialista comenta que a portaria em questão cita a regulamentação voltada para a NBR16.767.

Outra importante adequação comentada pela especialista está na informação se os inversores possuem ou não o dispositivo de detecção de arco elétrico. Assim como também a regulamentação do uso dos inversores híbridos, ou seja, com a possibilidade do uso de baterias.

“Todos os fabricantes de inversores precisam discriminar a partir de agora, ou melhor, daqui há três anos, que é o tempo de adequação à portaria se os inversores possuem ou não proteção contra arco elétrico, além de regulamentar a partir de agora os inversores híbridos aqui no Brasil", comenta ela.

Atualização da Portaria vai propiciar o armazenamento de energia

Oliveira comenta durante sua apresentação que o mercado de armazenamento de energia era visto antes como bastante futurista. Contudo, hoje ele já se tornou realidade no mundo e no Brasil. O mesmo também deve crescer ainda mais com a regulamentação dos inversores híbridos, isso porque a adequação permitirá que produtos de qualidade entrem no mercado e garantam a segurança e eficiência dos projetos GD com baterias.

“Se a gente parar para pensar há uns três anos atrás o armazenamento era um cenário futurista e hoje já é uma realidade muito próxima. Por que quais são as vantagens do uso do armazenamento de energia, principalmente a maior disponibilidade de energia ", afirma ela.

Oliveira destaca ainda que a tecnologia hoje permite trazer independência da concessionária, que é o chamado off-grid, ou então também utilizá-la como um sistema de backup, onde a tecnologia híbrida se encontra.

Além disso, a especialista também reforça que os sistemas de armazenamento hoje permitem maior redução de custos de energia para o Grupo A, assim como valorização da instalação e também propicia o sincronismo com o carregamento de veículos elétricos.

“O grupo A são aqueles que pagam um custo maior no horário de ponta e um custo menor fora ponta. Então qual é a vantagem para esse pessoal? Eles podem armazenar a energia no horário em que a energia é mais barata e descarregar no horário em que a energia é mais cara. Além da valorização da instalação e o sincronismo com o carregamento de veículos elétricos, ou seja, continua sendo preparado para um cenário um pouquinho mais futurista” afirma Oliveira.

A palestra completa da especialista estará em breve disponível para acesso no Canal do Youtube do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do Fórum.

Fonte: Canal Energy Storage


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: