Geração Distribuída no Agronegócio será tema debatido durante Fórum GD Região Sul

Image

Evento acontece no próximo mês em Florianópolis, em Santa Catarina

A produção de energia através da micro e minigeração distribuída vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. No campo isso não é diferente. A geração distribuída no agronegócio já é uma realidade e cada vez mais produtores estão investindo em projetos como estes para driblar a alta conta de energia elétrica da propriedade rural.

Dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) mostram, por exemplo, que a adesão de projetos solares no campo cresceu e hoje corresponde a 7,4% da potência instalada do setor, o que equivale a 763,6 MW de energia através da GD. Já em números de sistemas instalados, a área rural hoje conta com mais de 18 mil sistemas em operação.

Todo esse potencial energético renovável no campo inclusive será tema debatido durante o Fórum Regional de Geração Distribuída da Região Sul (Fórum GD- Região Sul) no próximo mês. O evento, que acontece entre os dias 21,22 e 23 de junho, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, em Santa Catarina, receberá grandes especialistas para conversar sobre o tema.

Na ocasião, um painel exclusivo sobre a produção solar no agronegócio está previsto. Chamado “Oportunidades e Vantagens da GD/FV no Agronegócio”, o painel terá a presença de especialistas de peso como Ivan Sarturi, da PHB Solar, assim como Gustavo Chagas da Nexen e Thiago Mingareli, da Amara Nzero. Segundo o FRG, o objetivo do painel é mostrar aos integradores as oportunidades de vendas da usina FV no agronegócio.

O Fórum GD - Região Sul

A nova edição do Fórum GD Região Sul é a décima quarta realizada pelo Grupo FRG Mídias & Eventos sobre o setor de Geração Distribuída no Brasil. O evento, que é consolidado um dos maiores eventos renováveis do país, vem a Florianópolis após a aprovação do Marco Legal de Geração Distribuída, o qual foi sancionado em janeiro de 2022.

Com a aprovação do mesmo, o evento tem como foco debater as soluções e desafios que o setor GD terá neste próximo ano diante da regulamentação. Assim como trazer diversos outros assuntos que envolvem esse tipo de produção renovável na região Sul do país.

De acordo com a FRG, o evento é promovido pela ABGD e tem o propósito de reunir toda a cadeia produtiva do setor GD com fontes renováveis no Sul do Brasil de modo a trazer debates ricos e que favoreçam as oportunidades de negócios, assim como barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento.

“O evento contará com a participação dos principais players, especialistas do setor e representantes da Academia. Discutiremos sobre os principais desafios e oportunidades que teremos para o setor de Energia Solar Fotovoltaica e GD Fontes Renováveis” , destaca a organização.

As inscrições para o fórum ainda estão acontecendo. As mesmas podem ser realizadas no site do evento através do link: https://www.forumgdsul.com.br/site/evento/. Além delas, toda a programação do evento, assim como palestrantes confirmados podem ser visualizados por lá.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: