Governo do Ceará em parceria com empresas privadas fortalece armazenamento de energia através do Hidrogênio Verde

Image

Memorando de entendimento entre as partes foi assinado na última semana na capital cearense

Um memorando de entendimento entre empresas privadas e o governo do Ceará foi assinado na última semana. A ideia tem como objetivo a produção de hidrogênio verde, assim como a intenção de participação do estado no pool de armazenamento de amônia previsto no HUB de hidrogênio, desenvolvido em Porto do Pecém.

Durante a assinatura, a governadora do estado, Izolda Cela, afirmou que a expectativa é que o projeto seja um sucesso, visto que os esforços do Ceará para a produção do combustível renovável também tem sido bastante fomentada.

“Nós desejamos que seja um projeto de sucesso, pois aqui no Ceará nós temos feito um trabalho concentrado e uma ação sistêmica para nos firmarmos como um HUB de Hidrogênio Verde nesse momento de transição energética mundial” afirmou ela em nota.

O memorando foi assinado com várias empresas do setor. Uma delas foi a empresa suíça Energy Vault SA. A mesma conta com tecnologia de armazenamento gravitacional de energia. Outra empresa também participante é a Nexway, especializada em eficiência energética.

Para Marcelo Haratz, presidente da Nexwway, o projeto a ser desenvolvido no Ceará traz bastante entusiasmo as empresas do setor. “Estamos muito entusiasmados com a receptividade do Ceará. É um momento único e vamos de fato iniciar a construção. Não é um momento de projeto-piloto e sim de executarmos um projeto de médio e grande porte” ressaltou ele.

Quem também comentou o assunto foi o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior. Na ocasião, ele exaltou a tecnologia de armazenamento gravitacional de energia produzida e afirmou que mais dois protocolos do segmento já estão sendo agendados para fortalecer o setor.

Além das empresas do memorando assinado nesta segunda, outras empresas já fazem parte da parceria também. Entre elas estão Enegix Energy, White Martins, Qair, Fortescue, Eneva, Diferencial, Hytron, H2helium, Neoenergia, Engie, Transhydrogen Alliance, Linde, Total Eren, AES Brasil, Cactus Energia Verde, Casa dos Ventos, H2 Green Power.

Sobre o HUB de Hidrogênio cearense

O governo do Ceará vem investindo em Hidrogênio verde já há algum tempo. Com foco em aumentar as oportunidades renováveis e o potencial do estado para o mesmo, um HUB de Hidrogênio foi lançado em fevereiro de 2021 em parceria do Governo com a Federação das Indústrias do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Ceará (Fiec).

O novo empreendimento, segundo as autoridades, é transformar o território cearense em um grande fornecedor global desse tipo de combustível, gerando não só emprego e renda para a população, mas também contribuir diretamente para a descarbonização do planeta, um dos objetivos estipulados por diversos países até 2050.

“Vale destacar ainda o grande potencial produtor de energias renováveis do Ceará, a localização geográfica e estratégica, assim como a capacidade logística e consumidora de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém. A infraestrutura e as parcerias internacionais facilitarão também a exportação, contribuindo, assim, para que o Ceará desponte como o primeiro HUB de Hidrogênio Verde do Brasil e da América Latina. A exportação de H2V através do Porto do Pecém será a mais curta entre a América do Sul e a Europa e, consequentemente, a de menor custo ``, destacou o governo em nota.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: