24 milhões de investimentos em projetos de armazenamento de energia serão investidos no Brasil

Image

Parceria entre Senai e empresa CTG Brasil visa atrair projetos nacionais e internacionais com foco em armazenamento de energia em grande escala e economia de baixo carbono.

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a empresa CTG Brasil visa alavancar a produção de armazenamento de energia no Brasil. A ideia tem como objetivo atrair projetos nacionais e internacionais com foco em armazenamento de energia em grande escala para uma economia de baixo carbono.

No final de maio, uma nova chamada para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de armazenamento de energia em grande escala para uma economia de baixo carbono foi lançada pela parceria, onde empresas e startups nacionais e internacionais podem se inscrever pela Plataforma Inovação para a Indústria.

O projeto visa investir 24 milhões de investimentos em projetos de armazenamento de energia, onde o valor será destinado para o financiamento dos projetos, por meio de recursos próprios e do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Em nota, a empresa destaca que os projetos inscritos deverão trazer soluções para três grandes desafios no setor. São eles: Sistemas de Armazenamento Integrado com planta solar, eólica e híbrida, Tecnologias de gerenciamento, controle e comercialização de energia e Reciclagem e reuso de baterias.

Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI, afirma que o país conta com um grande potencial para as fontes renováveis. Contudo, o Brasil precisa ampliar o investimento em soluções inovadoras e sustentáveis que visa a geração de energia com baixa emissão de carbono.

“Nosso maior desafio é desenvolver uma diversidade de matrizes energéticas sustentáveis e confiáveis que poderão suprir as necessidades de energia de uma população em crescimento” explica ele.

Ainda de acordo com ele, o projeto entre as instituições será coordenada pelo Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, no Paraná, e terá um papel fundamental na estruturação e curadoria dos projetos recebidos de acordo com o edital.

Quem também comenta o assunto é Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep. O mesmo reforça que a parceria firmada será de grande valia para o setor renovável com armazenamento de energia do país.

“É uma satisfação muito grande para o Senai Paraná liderar essa chamada em conjunto com o Senai nacional e com a CTG Brasil. Temas como energias renováveis e descarbonização precisam fazer parte do presente e essa chamada é a melhor forma para alcançarmos soluções de alto impacto. Com o investimento da empresa e com outros parceiros nacionais e internacionais, podemos desenvolver projetos que vão impactar a nossa indústria, o meio ambiente e consequentemente a sociedade” explica ele.

Silvio Scucuglia, diretor de Estratégia e Desempenho Empresarial da CTG Brasil, por fim, destaca que para a empresa a inovação tem papel fundamental na transição energética e projetos como os de armazenamento de energia em grande escala são parte desse processo.

“Buscamos soluções inovadoras para atender aos desafios do setor elétrico e aos anseios da sociedade por uma matriz energética limpa e acessível. Queremos desempenhar um relevante papel na transição energética e a potencial contribuição que os sistemas de armazenamento de energia em larga escala podem trazer neste cenário nos motiva a investir no desenvolvimento de projetos e parcerias estratégicas nesse segmento” finaliza ele.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: