Armazenamento de Longa duração é lançado na Itália

Image

Projeto envolve uma usina em grande escala de 20MW/200 MWh.

A produção de energia através de fontes renováveis é o carro chefe de muitas ilhas ao redor do mundo. Com os novos investimentos, a necessidade de armazenamento de energia também se tornou necessária e com isso novos projetos passaram a ser idealizados.

Um exemplo disso tem vindo da Itália. Na última semana, um projeto de armazenamento de energia de longa duração foi lançado em Sardenha, uma grande ilha italiana e que está presente no Mar Mediterrâneo.

O projeto é de responsabilidade da empresa Energy Dome, a qual teve como objetivo marcar a redução final do risco da tecnologia de baterias de CO2 como uma opção de armazenamento de longa duração.

Em nota à imprensa, a mesma destacou que o projeto de longa duração entrará em fase de comercialização, o que mostra seu real potencial ao mercado de renováveis para os próximos anos.

“Este marco marca a redução final do risco da tecnologia de bateria de CO2 à medida que o Energy Dome entra na fase de dimensionamento comercial, tornando-se a primeira tecnologia comercial de armazenamento de energia de longa duração no mercado que oferece uma alternativa confiável aos combustíveis fósseis para energia de carga básica despachável globalmente” destacou a empresa.

A Energy Dome destaca que o projeto de demonstração apresentado em Sardenha comprova o desempenho da bateria de CO2 e sua capacidade de armazenar energia por um longo período.

“O projeto de demonstração da Sardenha comprovou esse processo inovador usando equipamentos de prateleira disponíveis em uma cadeia de suprimentos estabelecida globalmente, demonstrando que a rápida implantação global da bateria de CO2 agora é possível sem gargalos” explicou ela.

Claudio Spadacini, fundador e CEO da Energy Dome, reforçou o quanto o projeto é inovador e contribuirá para tornar a energia limpa mais econômica e também acessível de forma global.

“Estou orgulhoso de nossa equipe dedicada e de nossos resultados. Agora podemos fornecer uma resposta para a questão mais urgente do nosso tempo: as mudanças climáticas. Nossa tecnologia inovadora, a bateria de CO2, agora está disponível comercialmente para tornar a energia renovável econômica despachável em escala global”, comentou ele.

Fácil implantação e menor custo estão entre os pontos fortes do novo sistema

Em nota a Energy Dome destacou que dentre os pontos fortes do sistema de armazenamento em grande escala estão a fácil implantação e também o menor custo. Segundo ela, o projeto comercial deve será implantado até o final de 2023.

“As baterias de CO2 da Energy Dome podem ser implantadas rapidamente em qualquer lugar do mundo por menos da metade do custo de instalações de armazenamento de baterias de íon de lítio de tamanho semelhante e usam materiais prontamente disponíveis, como dióxido de carbono, aço e água. A Energy Dome está agora se preparando para sua primeira usina de 20MW-200 MWh em grande escala. Seu primeiro projeto comercial, Data de Operação Comercial, deverá ser implantado até o final de 2023 ``, finalizou a empresa.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: