DOE anuncia primeiro empréstimo para maior instalação de armazenamento de hidrogênio limpo do mundo

Image

504,4 milhões de dólares serão destinados ao projeto Advanced Clean Energy Storage em Utah

A produção de energia limpa através do hidrogênio vem ganhando cada mais notoriedade no mercado mundial. Um exemplo disso vem do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), o qual anunciou hoje que fechou uma garantia de empréstimo de 504,4 milhões de dólares para o projeto Advanced Clean Energy Storage em Utah.

A iniciativa é considerada a primeira depois de um década voltada para um novo projeto de tecnologia de energia limpa do Escritório de Programas de Empréstimo do DOE ( LPO) desde 2014.

De acordo com os especialistas norte-americanos, o valor contribuirá para financiar a construção da maior instalação de armazenamento de hidrogênio limpo do mundo, capaz de fornecer armazenamento de energia sazonal de baixo custo e longo prazo, promovendo a estabilidade da rede.

Em nota, o departamento destacou que os novos investimentos devem permitir também o desenvolvimento econômico da região, visto que a construção do sistema envolverá a criação de quase 400 empregos diretos, assim como 25 durante a operação.

Em nota, a secretária de Energia dos EUA, Jennifer M. Granholm, destacou que o valor destinado ao projeto será importante para o país, de modo que o mesmo avance na meta de implantação de clima e energia limpa do presidente Biden de zero emissões líquidas até 2050.

“Desde o primeiro dia do presidente Biden no cargo, o DOE tornou uma prioridade alavancar o potencial do Escritório de Programas de Empréstimos para financiar tecnologias emergentes que implantarão energia limpa e confiável para os americanos. Acelerar a implantação comercial de hidrogênio limpo como uma solução de armazenamento de energia de emissão zero e de longo prazo é o primeiro passo para aproveitar seu potencial para descarbonizar nossa economia, criar empregos de energia limpa bem remunerados e permitir que mais energias renováveis ??sejam adicionadas à rede” explicou ela.

Armazenamento de energia é visto como essencial nos próximos anos

O DOE também destacou que os projetos envolvendo armazenamentos de energia a partir de agora serão essenciais para cumprir as metas ambientais propostas pelos EUA até 2050.

As tecnologias de armazenamento de energia de longa duração – incluindo hidrogênio – desempenharão um papel crítico segundo os especialistas.

“A energia limpa do hidrogênio pode ser produzida usando fontes renováveis, como solar e eólica, antes de ser armazenada para uso posterior para geração de energia ou como combustível despachável ou matéria-prima para descarbonizar os setores industrial e de transporte", ressaltou o departamento.

O LPO atraiu mais de 70 inscrições ativas para projetos em 24 estados, totalizando 79 bilhões de dólares em empréstimos solicitados e garantias de empréstimos até o final de maio.

O projeto financiado será instalado em Delta, Utah, assim como combinará 220 MW de eletrólise alcalina.

“A instalação em Delta, Utah, combinará 220 megawatts de eletrólise alcalina com duas enormes cavernas de sal de 4,5 milhões de barris para armazenar hidrogênio limpo. O Armazenamento Avançado de Energia Limpa irá capturar o excesso de energia renovável quando for mais abundante, armazená-lo como hidrogênio e, em seguida, implantá-lo como combustível para o Projeto Renovado IPP da Intermountain Power Agency (IPA) - uma usina de energia de ciclo combinado com turbina a gás com capacidade de hidrogênio que pretende incrementalmente abastecido por hidrogênio 100% limpo até 2045” explicou o departamento.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: