Armazenamento de Energia: Austrália cria políticas públicas com foco na descarbonização

Image

Meta de Armazenamento de Eletricidade Renovável (REST) tem como foco os altos níveis de armazenamento necessários para integrar a energia eólica e solar à rede.

Uma nova política pública em prol da descarbonização está sendo montada na Austrália. Desta vez a produção renovável contará com um projeto de armazenamento de energia, o qual prevê a construção de sistemas no país em prol de alavancar as fontes renováveis na rede elétrica.

De acordo com um novo relatório do Victoria Energy Policy Center (VEPC), o novo governo do país propôs a Meta de Armazenamento de Eletricidade Renovável (REST), a qual tem como proposito entregar energia eólica e solar a rede de distribuição do país e garantir seu armazenamento de modo a cumprir com as metas de descabonização , assim como garantir os preços da eletricidade mais baixo aos consumidores.

A estimativa é que o projeto de armazenamento reduza em até 45% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com os níveis de 2005 até 2030. Também são esperados 59 GW de armazenamento de energia para integrar 204 GW de energia variável energia renovável (VRE), equivalente a cerca de 29% da produção.

As novas políticas estão em fase de análise segundo Bruce Mountain, um dos autores do novo relatório VEPC. Conforme o documento o mesmo funciona como um exercício de pensamento neste momento, com detalhes, estrutura regulatória e política e implementação de qualquer meta a ser determinada.

A sugestão do especialista, no entanto, é de que todos os tipos de armazenamento de energia, não apenas baterias, sejam elegíveis para um programa REST. Assim como o mesmo seja pago por quilowatt de armazenamento instalado e conectado à rede. Outro ponto comentado pelo especialista diz respeito a oportunidade de atividade de mercado livre para ativos de armazenamento de energia no país com a nova política pública.

“Meu pensamento é que esse REST deve ser definido em um nível que provavelmente recuperará cerca de 15% do custo do dispositivo de armazenamento. O restante da receita deve ser arrecadado no mercado, seja na prestação de serviços de curtíssimo prazo, como é atualmente o principal papel das baterias no mercado, seja na arbitragem ou suporte de rede, ou uma combinação desses, eles precisarão obter essa receita do próprio mercado” destacou ele ao site Energy Storage News.

Projeto gigantesco renovável foi divulgado pelo país em Outubro

E por falar em armazenamento na Austrália, um projeto gigantesco de energia solar já havia sido divulgado pelo país em outubro de 2021. Com um custo de 22 bilhões de dólares, o projeto envolve uma usina solar de grande porte, a qual é capaz de gerar energia limpa através do sol no país e também enviá-la a Cingapura utilizando cabos submarinos de alta tensão.

A construção do mesmo ainda não começou, mas está agendada para 2027. Isso porque o mesmo precisa passar agora pela construção de uma grande fazenda solar e com grande instalação de armazenamento de energia através de baterias.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: