Cingapura instala sistema de armazenamento através de baterias para melhorar energia portuária

Image

Projeto tem como objetivo gerenciar pico do maior porto do país.

Para garantir eficiência energética ao maior porto de Cingapura, o governo do país decidiu investir na instalação de um sistema de armazenamento de baterias. A ideia, segundo o governo, é gerenciar o pico de consumo de energia da unidade, assim como fornecer previsão automatizada em tempo real da demanda de energia para o terminal.

Em nota, o governo do país destacou que o projeto deve entrar em operação agora no terceiro trimestre do ano e faz parte de uma parceria entre a empresa reguladora do país, a Energy Market Authority (EMA) e também a PSA Corp.

Dados da Reuters, por sua vez, afirmam que o projeto de BESS do porto fornecerá energia para atividades e equipamentos portuários, assim como também incluem a utilização de guindastes e motores primários de uma maneira mais eficiente.

Quem também é responsável pelo projeto é a empresa de tecnologia Envision Digital, a qual desenvolveu um Sistema de Gestão de Rede Inteligente que inclui o BESS e painéis solares fotovoltaicos. Portanto, a energia armazenada para alimentar o porto será através da energia solar.

De acordo com o governo, o sistema instalado pela Envision Digital usa o aprendizado da máquina para fornecer previsão automatizada em tempo real da demanda de energia do terminal. Dessa forma, sempre que houver necessidade de aumento no consumo de energia, a unidade BESS será acionada para fornecer energia para ajudar a atender à demanda.

Outro ponto comentado pelas autoridades segundo a Reuters está no fornecimento da energia a rede elétrica para gerar receita através da Geração Distribuída. Além disso, a iniciativa também deverá melhorar a eficiência energética das operações portuárias em 2,5% e reduzir a pegada de carbono do porto em mil toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano.

Tecnologia de Armazenamento de Energia em portos já foi instalada em portos brasileiros

A instalação de sistemas de armazenamento de energia em regiões portuárias não é uma novidade. Assim como a Cingapura, o Brasil já conta com portos com esse tipo de sistema instalado desde 2020.

O exemplo vem de um dos maiores sistemas de armazenamento de energia em bateria para suprimento de demanda elétrica do país instalado no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), no Rio de Janeiro. O projeto foi instalado pela Vale e desenvolvido pela parceria da empresa com a Siemens e a MicroPower Comerc. (MPC).

O projeto vem reduzindo em até 20% o custo com energia do porto ao substituir o fornecimento da rede elétrica da concessionária nos horários de pico de demanda, quando a tarifa é mais cara. De acordo com a empresa, o projeto tem capacidade de armazenamento de 10 megawatts-hora, o suficiente para atender a 45 mil residências por uma hora.

Na época da instalação, o diretor de Energia da Vale, Ricardo Mendes, destacou que o projeto tinha como propósito acelerar a transformação de energia da empresa, assim como contribuir de forma efetiva para sua autossuficiência energética.

"À medida que a Vale continua a descarbonizar suas operações, o uso de baterias se tornará uma parte cada vez mais importante na eletrificação da nossa frota de equipamentos. "Este projeto nos permite testar em campo uma nova tecnologia para acelerar a transformação de energia da Vale, que visa alcançar sua autossuficiência aumentando a geração de energia elétrica principalmente através das fontes solar e eólica em complementação a nossa geração hidrelétrica" afirmou ele em 2020.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: