Projeto de lei visa disciplinar atividade de Armazenamento de Energia no Brasil

Image

PL já está em análise da Câmara dos Deputados e visa a expansão das fontes de energia renovável no país.

A produção de energia limpa é uma das alternativas para driblar as mudanças climáticas, assim como trazer segurança energética ao Brasil. Contudo, por se tratar de fonte renovável os intempéries climáticos ainda acabam travando o desenvolvimento de inúmeros projetos por insegurança, uma vez que a falta de sol ou vento, por exemplo, pode afetar a produção de alguma forma.

Para trazer mais segurança aos investidores, assim como propiciar a expansão de fontes de energia limpa no Brasil, o projeto de lei 1224/22 foi criado e visa disciplinar a atividade de armazenamento de energia no país. A tecnologia, que pode acontecer por baterias ou hidrelétricas reversíveis, por exemplo, é uma importante alternativa para solucionar o problema de insegurança, assim como fomentar a produção sustentável de energia no país.

O PL foi criado pelo deputado Beto Rosado(PP-RN) e está em análise da Câmara dos Deputados. Em nota, através da Agência Câmara de Notícias, Rosado ressalta que o projeto tem como principal objetivo regular a atividade para expandir as fontes de geração renovável, assim como oferecer uma opção mais barata ao acionamento de termelétricas a óleo combustível em horários de pico de consumo.

“Procuramos estabelecer uma definição para a atividade, a forma de sua outorga, os serviços que poderão ser prestados, bem como a possibilidade de recebimento de múltiplas receitas para viabilização dos investimentos” explicou ele.

Fonte renovável é uma das exigências, assim como horário de injeção da energia armazenada na rede também

O PL 1224/22 também conta com algumas obrigações. De acordo com seu texto a atividade terá que ter a autorização do poder público. Usinas superiores a 5 mil KW precisarão de outorga. Já sobre a capacidade das instalações de armazenamento as mesmas não poderão superar a do sistema gerador.

Outra obrigatoriedade, segundo o texto do PL, é a geração de energia renovável. Os projetos de armazenamento terão que armazenar obrigatoriamente energia limpa e o armazenador poderá ser um agente que disponha das instalações de armazenamento, assim como um agregador, onde represente vários agentes.

Já em relação às receitas e horários estabelecidos para o armazenamento de energia, o projeto reforça que o armazenador só poderá injetar na rede a energia armazenada em horário estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Por outro lado, a injeção da energia poderá gerar créditos, os quais ainda serão regulamentados.

Por fim, o texto reforça que a comercialização da energia armazenada também poderá acontecer, assim como a realização de outros serviços elétricos que demandem esse tipo de tecnologia. Vale destacar que o PL se encontra para aprovação na Câmara e agora passa para análise em caráter conclusivo por comissões de Minas e Energia, assim como Constituição e Justiça e também Cidadania.

O texto completo do PL pode ser acessado no site oficial da Câmara dos Deputados https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2322803.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: