9,47 bilhões de dólares em investimentos de armazenamento de energia são esperados no mundo

Image

Expectativa é que valor seja atingido até 2028 pelo mercado de baterias e seja impulsionado pelas fontes renováveis de energia.

A energia renovável vem dando oportunidade para muitas áreas do desenvolvimento econômico. Uma delas inclusive é o armazenamento de energia, o qual vem ganhando força nos últimos anos com foco em trazer segurança energética ao mercado renovável.

Um estudo desenvolvido pela consultoria internacional The Insigth Partners revela que o mercado de baterias para armazenamento de energia solar deve atingir 9,47 bilhões de dólares em investimentos até 2028, o que é bastante significativo. Atualmente o tamanho global do mercado é de 3,14 bilhões de dólares e a taxa de crescimento, segundo o estudo, vem se mostrando superior a 20%.

Ainda de acordo com a consultoria, as análises globais realizadas consideraram todos os tipos de bateria a serem comercializadas, como ácido-chumbo, íon de lítio, cloreto de níquel de sódio, entre outras. Entraram para a análise também os tipos de aplicação dos sistemas, os quais envolveram tanto projetos residenciais, comerciais e também industriais.

Já sobre a fonte renovável que mais deve alavancar o armazenamento de energia, segundo o estudo, é a energia solar fotovoltaica, uma vez que a mesma vem recebendo grandes incentivos governamentais lucrativos. Um dos exemplos são os incentivos recebidos pela Itália, onde o governo italiano introduziu um programa de estímulo fiscal de 55,37 milhões de dólares para projetos de armazenamento residenciais solares.

O estudo também reforça os incentivos da Europa como um todo, uma vez que assim como a Itália, a Alemanha também vem investindo em projetos renováveis com foco em alavancar sua produção renovável. A expectativa do país é aumentar a capacidade solar fotovoltaica em 22 GW anualmente até 2026.

Mercado se mostra bastante competitivo

O mercado de armazenamento de energia também vem se mostrando bastante competitivo segundo a The Insigth Partners. Durante as análises foram analisados relatórios de mercado de bateria dos principais players do setor. Assim como analisadas também outros tipos de baterias a fim de obter uma visão holística do mercado e seu ecossistema.

Todas as análises por sua vez chegaram a conclusão que o mercado é bastante promissor e que investimentos de grande escala estão sendo cotados para os próximos anos. Um exemplo vem da Nexcharge, uma joint venture da Leclanche e Exide Industries Ltd. Em março deste ano a mesma inaugurou o primeiro sistema de armazenamento de energia comunitário baseado em baterias de íons de lítio da Índia.

Outro ponto importante a reforçar é que a pandemia também impactou drasticamente a economia mundial e prejudicou diversas atividades comerciais em 2020. Contudo o setor de armazenamento de energia já vinha apresentando certo crescimento em 2019, onde mais de um bilhão de dólares em sistemas de grande escala foi sentido no ano por países como EUA, Europa, Coréia, China, Oriente Médio entre outros.

Apesar da COVID19 atingir o consumo de energia nas atividades de aviação, transporte, comercial e industrial, a The Insigth Partners afirma que o consumo residencial, por sua vez, chegou a números muito maiores, o que forçou a necessidade de investimento na área.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: