16ª edição do Fórum GD - Região Norte começa nesta quarta-feira

Image

Evento voltado exclusivamente para produção da micro e mini geração de energia movimentará o setor GD da região em busca de mais oportunidades ao setor

A décima sexta edição do Fórum GD - Região Norte esta semana pretende movimentar o setor GD da região norte do Brasil. O evento começa amanhã, 21 de setembro, bem como escolheu Palmas, capital tocantinense, para sediar o evento em busca de mais
oportunidades em GD. Com 12 GW já confirmados na matriz elétrica brasileira, a fonte unida com a produção total de energia solar centralizada já totaliza mais de 16 GW atualmente.

Assim a mesma se torna a terceira fonte que mais abastece o país. Para Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, a 16º edição do Fórum vem para alavancar ainda mais esses números, uma vez que a região norte é a que menos contribui para o setor, mas conta com um grande potencial para tal.

“A expectativa é do crescimento do setor na região norte, em especial do Tocantins, com o aumento de até 30% nas instalações e no potencial instalado, após a passagem do Fórum GD. Esperamos em média mil e quinhentos participantes nos dois dias de evento, que deve reunir grande parte da cadeia produtiva do setor de geração distribuída e energia solar fotovoltaica” explicou ele.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que os estados do norte em relação a GD ainda permanecem nas últimas posições do ranking nacional. O estado do Pará, no entanto, vem ganhando força e hoje já ocupa a décima terceira posição, com 368,6 MW de potência instalada. Já Manaus, no Amazonas, é a cidade que também mais se destaca da região no ranking municipal. Sozinha, ela é responsável pela produção de 64,5 MW, segundo a agência. O Fórum acontece entre os dias 21 e 22 de setembro no Crystall Hall, em Palmas, no Tocantins.


Programação do 16º Fórum GD - Região Norte virá recheada de oportunidades

A décima sexta edição do Fórum GD - Norte também trará uma programação bastante intensa aos participantes. Ao todo mais de 19 painéis são esperados, bem como mais de 70 palestras também. Entre os temas que serão debatidos, por sua vez, estão oportunidades de peso para todos agentes do setor. Segundo a organização, um painel exclusivo sobre as oportunidades e vantagens da GD na região norte será realizado, bem como a evolução do mercado no que diz respeito aos equipamentos, estruturas, proteções e linhas de financiamento.

Um painel exclusivo de mulheres no setor solar também está confirmado. Assim como uma mesa redonda com importantes players do setor para debater os impactos das ações no exterior sobre a cadeia produtiva do setor GD no país. Na ocasião participarão especialistas como Rafael Bebiano, da SSM Solar do Brasil, Naara Lima, da Clamper, João Beck, da Growatt, Francisco Vieira, da Amphenol, José Marcio Rosa, da Embrastec, Thiago Bongiovani, da Inoxpar e Henrique Almeida da SMA Brasil.

A programação completa do evento pode ser acessada através do site oficial. https://www.forumgdnorte.com.br/site/programacao/. Além dela, a inscrição e todos os palestrantes também estão disponíveis.


Fonte: Fórum GD - Região Norte

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: