Energia verde na África incluirá sistemas de armazenamento e sistemas offgrid

Image

Produção renovável no país virá por parceria entre Estados Unidos e União Europeia.

Uma parceria entre os Estados Unidos e a União Europeia deve fomentar a produção de energia renovável na África. A colaboração foi anunciada na última semana e deve fomentar não só a produção de energia através de painéis fotovoltaicos, mas também sistemas de armazenamento offgrid, ou seja, sistemas de energia fora da rede em sua competência.

De acordo com a Comissária da Comissão Europeia (CE) para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, o objetivo da parceria é apoiar o crescimento da energia sustentável na África Subsaariana visando uma transição energética justa e equitativa para a região, bem como contribuir para a redução da pobreza energética e também permitir acesso à energia acessível e confiável por meio de tecnologias modernas.

Dados da União Europeia revelam que mais de 600 milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade na África Subsaariana. Dessa forma o memorando de entendimento entre os países visa justamente melhorar o acesso a oportunidades em saúde, educação, economia e a melhoria da qualidade de vida, visto que todos acabam prejudicados devido à falta de energia.

Urpilainen destaca que os Estados Unidos e a União Europeia estão trabalhando juntos ao nível regional e nacional. Em questão de tecnologia, neste caso, o armazenamento de energia entrará como principal incentivo, visto que a ideia é a geração de energia em pequena escala e fora da rede a partir de fontes de energia renováveis, ou seja, sistemas offgrid.

Os esforços, segundo os especialistas, se concentrará no armazenamento de energia, eficiência energética e desenvolvimento de sistemas de transmissão. A eletrificação deve chegar a escolas e unidades de saúde, bem como negócios liderados por mulheres e também jovens e famílias rurais.

O apoio ao continente africano pelos norte americanos não é de hoje. Segundo o memorando publicado, toda a parceria criada em 2022 faz parte do projeto iniciado ainda em 2015 pelo presidente Obama. Desde então ela leva o nome de Power Africa, a qual alavanca parcerias público-privadas.

Já pela União Europeia, a produção renovável na região também já é desenvolvida através do projeto Energia Verde UE-África, a qual faz parte do programa Global Gateway da União, que visa mobilizar até 300 mil milhões de euros (292,5 mil milhões de dólares) de investimento no apoio ao desenvolvimento dos setores da energia, digital e dos transportes em todo o mundo.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: