Financiamento de 2,8 bilhões de dólares para fomentar produção de baterias foi confirmado nos EUA

Image

Iniciativa visa fortalecer independência energética dos Estados Unidos, bem como favorecer comunidades carentes do país.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) anunciou esta semana que um financiamento de 2,8 bilhões de dólares está previsto para os próximos meses com foco em expandir a fabricação doméstica de baterias para veículos elétricos (EVs), bem como rede elétrica e materiais e componentes que são atualmente importados de outros países.

Em nota, o DOE afirma que o financiamento bipartidário da lei de infraestrutura será destinado para 20 empresas em 12 estados diferentes do país, bem como possui como principal objetivo fortalecer a independência energética norte-americana, assim como criar empregos de construção e manufatura bem remunerados, além disso contribuir também na redução dos custos.

Segundo o departamento, as empresas receberão US$ 2,8 bilhões combinados para construir e expandir instalações em escala comercial em 12 estados. Poderão ser inclusos a extração e processamento do lítio, bem como outros componentes da bateria. Além disso a fabricação de novos componentes a partir de materiais reciclados também será incentivada.

A secretária de Energia dos EUA, Jennifer M. Granholm, destacou em nota que o investimento federal será igualado pelos destinatários para alavancar um total de mais de US$ 9 bilhões. A ideia é impulsionar a produção americana de tecnologia de energia limpa, assim como criar empregos bem remunerados.

“Este é realmente um momento notável para a fabricação na América, pois a Agenda do Presidente Biden e os investimentos históricos sobrecarregam o setor privado para garantir que nosso futuro de energia limpa seja feito nos Estados Unidos. A produção de baterias e componentes avançados aqui em casa acelerará a transição dos combustíveis fósseis para atender à forte demanda por veículos elétricos, criando mais empregos bem remunerados em todo o país” afirmou ela no comunicado.

Embora as vendas de veículos eletrificados tenham sido fomentadas nos últimos anos, o país ainda depende de fontes estrangeiras para muitas das versões processadas de minerais essenciais na produção da tecnologia de armazenamento de energia.

O financiamento do país apoiará segundo Granholm uma série de projetos como: desenvolvimento lítio de grau de bateria suficiente para fornecer aproximadamente 2 milhões de EVs anualmente, desenvolvimento de grafite de nível de bateria suficiente para fornecer aproximadamente 1,2 milhão de EVs por ano, produção de níquel de grau de bateria suficiente para fornecer aproximadamente 400.000 EVs, instalação de produção comercial de sal de eletrólito de lítio (LiPF6) em grande escala no país, instalação de aglutinante de eletrodos capaz de suprir 45% da demanda doméstica prevista de aglutinantes para baterias EV em 2030, entre outros.

As 20 empresas selecionadas para receber o financiamento do DOE também passaram por uma análise crítica de especialistas segundo o DOE. Dentre as características escolhidas estiveram o engajamento da força de trabalho e da comunidade. Das 20 empresas selecionadas, cinco construirão novas instalações em comunidades carentes e 15 em localidades próximas a comunidades carentes segundo o departamento. Além disso, seis projetos anunciados também estabeleceram metas para a contratação de moradores de comunidades carentes para funções permanentes e 13 incluíram compromissos para negociar Força de Trabalho e Acordos Comunitários.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: