Programa Mais Luz para a Amazônia armazena e produz energia renovável para mais de 44 mil pessoas

Image

Serviço público criado MME leva sistemas offgrid de energia solar para várias comunidades do Amazônia Legal

Existem brasileiros que ainda vivem sem energia elétrica em 2023, contudo a boa notícia é que cada vez mais projetos renováveis e com possibilidade de geração própria estão chegando aos lares do Brasil principalmente no que diz respeito as comunidades remotas do país como o Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA).

Criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a iniciativa visa promover o acesso à energia elétrica para a população brasileira localizada nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal. Dessa forma mais de 8 estados recebem apoio do governo a partir da utilização de sistemas de geração de energia limpa e renovável, principalmente de fonte solar.

Vale destacar que todos contam com sistema de armazenamento de energia a fim de garantir o abastecimento nas regiões, assim como permitir o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

Na última semana, o MME destacou que o Programa Mais Luz para a Amazônia ultrapassou em dezembro a marca de 44 mil pessoas beneficiadas. Os dados vem do Departamento de Políticas Sociais e Universalização do Acesso à Energia Elétrica do MME e mostram que ao todo, o programa atende, hoje, mais de 11 mil famílias, sendo todas de baixa renda, moradores de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, assentamentos rurais, residentes em unidades de conservação, escolas, postos de saúde e poços de água comunitários.

Em nota, André Dias, diretor do Departamento, ressalta que o programa conta com grande importância visto que permite que a população amazônica receba também os serviços públicos essenciais. “O MLA ajuda a diminuir a vulnerabilidade social e econômica, fortalece o exercício da cidadania e proporciona maior bem-estar e qualidade de vida às pessoas que moram nessas regiões” reforçou ele.

O Programa Mais Luz para a Amazônia tem todas as suas atividades integradas aos processos produtivos característicos de cada comunidade, preservando a floresta amazônica e estimulando a economia de baixo carbono segundo o MME.


Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: