Certificações de baterias pode ajudar a viabilizar tecnologia no Brasil

Image

Tema esteve em discussão no Fórum e Feira de Armazenamento (Energy Storage Brasil) em 2022 e deve seguir também este ano.

O crescimento do setor de Armazenamento de Energia no Brasil precisa de várias coisas segundo especialistas do setor e entre elas está as certificações de baterias de lítio, a qual pretende demonstrar a qualidade e segurança no equipamento para o mercado.

Durante o Fórum e Feira de Armazenamento de Energia (Energy Storage Brasil) em 2022 o tema foi amplamente debatido em painel e também esteve presente em debate durante o evento. Na ocasião, Rafael Brisolla Obara, da empresa de energia Tupy, afirma que as questões das certificações tendem a viabilizar a tecnologia e uma série de técnicas podem ser utilizadas para validar a bateria em uso de segunda vida.

“Tem uma série de medições que podem ser feitas visando estimar a vida residual desta bateria, mas a questão não está simplesmente nas medições ou técnicas que você tem para avaliação destas baterias, mas mais do que isso é o que você faz com essas informações. Como você consegue processar essas informações” reforça o especialista.

Durante o debate sobre a segunda via das baterias e as chances de recuperação dos equipamentos, Obara reforça que para a certificação das baterias é necessário ter uma inteligência que consiga correlacionar estas informações. Dessa forma ele reforça que já existem um série de informações que estão sendo consideradas para certificar a bateria da melhor forma e assim auxiliar no processo de reuso delas.

“Então existe uma série de avaliações que nós estamos considerando como testes elétricos, não elétricos objetivando tempo. Uma série de informações sobre essa bateria correlacionando isso com análises destrutivas, para correlacionar isso com métodos de falha, defeitos associados as baterias, possibilidades de danos catastróficos nestas baterias também e com base neste modelo nós estamos desenvolvendo técnicas que permitam de modo não destrutivo caracterizar estas baterias identificando o potencial de uso para ela em segunda vida, se essa bateria tem maior propensão de, por exemplo, ao crescimento detrítico e que possa gerar algum problema no futuro” explica ele.

Obara comenta que as baterias possuem uma assinatura, onde dependendo do uso dela o dado é gerado e assim permite identificar uma das questões avaliadas sobre a propensão para uso ou não em segunda vida.

Quem também comenta o assunto é Jonathan Moura, do CPQD. O especialista complementa a fala de Obara destacando que existem hoje diversas técnicas de avaliação para de fato certificar a bateria em segunda vida. Dentro da espectroscopia existem algumas faixas que podem ser utilizadas e que podem ser estudadas.

“Olhando aquela parte em específico tem alguma característica que relativamente possa revelar uma falha que possa ocorrer no funcionamento da bateria. Tem todas essas técnicas, toda essa sequência de técnicas de ensaios e que servem como referência praticamente para ver se aquela bateria vai aguentar ou não a operação em segunda vida” afirma o especialista.

Por fim, Moura afirma que existem 150 amostras de segunda vida e é necessário que os especialistas do setor estejam sempre trabalhando e fazendo as análises estatísticas para saber se aquela célula vai ou não apresentar uma falha catastrófica.

Pedro Costa, do INMETRO, por sua vez, finaliza afirmando que a certificação é um processo de avaliação na conformidade, um processo estruturado, sistematizado e com base na norma ISO que é um processo de certificação de terceira parte que precisa ser devidamente acreditado e feito por um organismo independente. Ele afirma que existe todo um conjunto de regras que vende normas ISO e que irão orientar este processo de baterias e que certamente o setor nesta no processo, porém ainda é necessário mais elementos.

O debate completo sobre o assunto pode ser acompanhado no canal do YouTube, do Grupo FRG Mídias & Eventos.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: