Primeiro projeto de armazenamento de energia em grande escala foi apresentado pela ANEEL

Image

Em estilo de maquete, o projeto foi apresentado pela instituição durante visita institucional de representantes da ISA CTEEP.

A produção renovável está em alta e seu armazenamento também está sendo debatido pelos especialistas do setor elétrico. Um exemplo disso vem dos projetos que estão sendo idealizados para garantir segurança energética pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no Brasil.

Em abril uma maquete do projeto inovador de armazenamento de energia em baterias instalado em Registro, interior de São Paulo, foi apresentada pela instituição. A apresentação aconteceu durante uma visita institucional de representantes da ISA CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP).

Ele é o primeiro projeto de armazenamento de energia em grande escala do país e foi recém energizado. Em nota, Hélvio Guerra, diretor da ANEEL, destaca que o projeto é de extrema importância principalmente pelo crescimento das energias renováveis.

“É um piloto importante para o Brasil, especialmente pelo crescimento das energias renováveis no País. Nós temos hoje uma capacidade instalada elevada de eólicas e fotovoltaicas que estão crescendo. Então essa experiência que a ISA CTEEP traz e implanta no Brasil é muito importante, os resultados que vocês encontrarem ali podem ser utilizados como uma solução da intermitência das fontes renováveis” destacou ele.

Vale destacar que o projeto de armazenamento foi criado para atuar como um reforço à rede elétrica e conta hoje com 30 MW de potência. Contudo, a tecnologia é capaz de entregar 60 MWh de energia por duas horas. O sistema de armazenamento pretende evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica e beneficiar cerca de 2 milhões de consumidores no litoral Sul do estado de São Paulo em momentos de pico.

Durante a reunião estiveram presentes o diretor-geral Sandoval Feitosa, o diretor Hélvio Guerra e o Superintendente de Concessões de Transmissão e Distribuição da ANEEL, Ivo Sechi Nazareno. Além deles, o CEO da ISA CTEEP, Rui Chammas e assessores da diretoria.

Na ocasião, Feitosa reforçou que o investimento feito pela empresa estrangeira no projeto foi crucial e a tecnologia contribui hoje diretamente para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

“Nós estamos sendo veículo de uma política pública que tem sido feita ao longo desses 25 anos, que tem contado com a participação na criação desse caminho de desenvolvimento ao nosso País” finalizou ele.

Vale destacar que a maquete ficará presente na instituição e apresentará o projeto inovador no sistema de transmissão brasileiro para todos os visitantes. O investimento total do projeto-piloto foi de R$ 146 milhões, segundo a agência.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: