Benefícios dos créditos para energias renováveis foram ressaltados durante Fórum GD - Região Sul

Image

Evento aconteceu na última semana e trouxe a visão de importantes especialistas do setor financeiro sobre o assunto.

O Fórum Regional de Geração Distribuída que aconteceu na região sul (Fórum GD), na última semana trouxe um debate importante sobre a importância dos créditos para energias renováveis. No painel “Considerações sobre a GD no Brasil e linhas de financiamento”, o gerente comercial do Sicredi, Carlos Romeu, destacou a importância dos créditos para energias renováveis, bem como seus benefícios para o desenvolvimento da GD no país.

A instituição financeira trouxe para os participantes algumas características importantes das linhas de financiamento. Na ocasião Romeu comentou sobre um dos modelos de financiamento desenvolvidos pela empresa, o qual é considerado o carro-chefe e tem sido bastante aderido pelos consumidores.

“Normalmente é o escolhido, o que mais se adapta ao equipamento nacional e importado. Ele pode ser feito na pessoa física, jurídica, agro, condomínios. Então é até 10 anos o prazo, a taxa pode ser pós-fixada, CDI, o que se torna uma taxa bem atrativa, daria hoje, eu vou fazer de cabeça o cálculo de 1,30% mais ou menos ao mês. Então ele fica uma taxa realmente atrativa para 120 vezes, se for liquidado antecipado tem desconto e esse é um ponto positivo bastante forte porque nem sempre isso é viável na linha” explica Romeu.

O especialista comenta também que todo projeto renovável requer apoio financeiro, neste caso os principais benefícios envolvem a consultoria financeira proporcionada por eles, uma vez que ela ajuda a encontrar as melhores soluções. Todo o suporte é dado ao consumidor que deseja investir nas fontes mais limpas de energia, principalmente na formação do crédito.

Romeu explica que para contribuir neste processo, uma plataforma está sendo criada pelo Sicredi a fim de ajudar ainda mais os integradores. Neste caso o integrador poderá passar na hora o valor da parcela para o consumidor, o que agiliza bastante o processo nas agências.

“Temos lá a plataforma, onde o integrador já pode passar na hora ali o valor da parcela para o consumidor, agiliza bastante. Enquanto isso a gente está fazendo nas agências, onde o integrador tem a conta-corrente, onde ele já usa aquela estrutura da agência para fazer a simulação do andamento do projeto” explica o especialista.

Por fim, Romeu explica que as linhas de crédito direcionadas às fontes renováveis permitem fomentar as fontes alternativas em prol do meio ambiente e da qualidade de vida. Ele reforça que o fluxo do Sicredi hoje funciona de forma automatizada, onde o projeto é realizado pelo integrador, o qual é encaminhado à instituição financeira para o financiamento. As propostas são apresentadas e ao ser aceito pelo cliente e o valor aprovado após análise o sistema pode ser instalado.

A palestra completa do especialista pode ser acessada no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos, no YouTube através do link:https://www.youtube.com/watch?v=GfgGFKZNhZQ

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: