Minas Gerais lança Projeto Vale do Lítio

Image

Iniciativa visa o desenvolvimento de baterias e sistemas de armazenamento de energia no Brasil.

O estado de Minas Gerais vem se caracterizando como um dos principais na geração de energia limpa. Hoje ele está entre os líderes na produção da micro e minigeração de energia por painéis fotovoltaicos, bem como vem desenvolvendo projetos de hidrogênio ver e agora lançou o projeto Vale do Lítio, voltado para o desenvolvimento de baterias e sistemas de armazenamento de energia no Brasil.

A novidade foi destacada esta semana pelo governador do estado, Romeu Zema, que está em Nova York e lançou o projeto de lá. Anunciada como um projeto econômico-social, a iniciativa pretende desenvolver cidades do Nordeste e Norte do estado em torno da cadeia produtiva do lítio, assim como proporcionar a criação de empregos e renda para as regiões.

Vale destacar que o Vale do Lítio é formado por 14 cidades e abriga a maior reserva nacional de lítio. O material é utilizado hoje em diversas aplicações, sendo a mais comum a fabricação de baterias de longa duração, que equipam veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos.

Contudo Zema explica que as fontes alternativas de energia estão crescendo e a necessidade de sistemas de armazenamento de energia se tornando necessários. Desta forma, o objetivo é transformar o Vale do Jequitinhonha em um polo da tecnologia.

“Queremos que o Vale do Jequitinhonha se transforme no vale da tecnologia para a produção de baterias e demais produtos de valor agregado", pontuou ele.

Ainda segundo o governo mineiro, o projeto foi idealizado pelo Invest Minas, bem como é resultado de articulação com diversos órgãos governamentais estaduais e municipais para a formulação de políticas públicas, com foco na atração de empresas e investimentos, qualificação da mão de obra, incentivo à tecnologia e fornecimento da infraestrutura necessária para o crescimento da região.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o projeto busca atrair diversos atores da cadeia produtiva do lítio para uma mesma região, onde será possível extrair, beneficiar e fabricar os produtos que vão abastecer mercados em todo o mundo.

“Isso trará diversas empresas e empregos de qualidade para a região, transformando a realidade local”, ressaltou ele.

Quem também comentou o assunto foi João Paulo Braga, diretor-presidente da Investminas. Ele explica que Estudos do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) indicam a existência de 45 jazidas no Vale do Lítio com grande potencial econômico, o que pode garantir o fornecimento da matéria-prima por um longo prazo.

“O Vale do Lítio tem condições de ser um dos principais pólos mundiais de fabricação e de desenvolvimento de tecnologias nesse setor. Estamos prontos para auxiliar os investidores com todas as informações disponíveis para que tragam seus projetos para Minas Gerais e aproveitem essa oportunidade de negócio”, explica o especialista.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: