4 tendências do mercado de energia que você precisa conhecer no Brasil

Image

Armazenamento de energia, hidrogênio verde e eletromobilidade e grandes projetos estão entre elas.

O mercado de energia no Brasil está abrindo seu leque de oportunidades e com ele novas tendências que você precisa conhecer. Durante o 18º Fórum de Geração Distribuída (Fórum GD), especialistas do setor abordaram o assunto e alavancaram algumas delas que estarão em alta daqui para frente.

Se você pensa em investir no setor, não pode deixar de entender melhor o assunto, bem como o que esperar no mercado daqui para frente. E para te ajudar nesta missão, nós do Portal Energy Storage, selecionamos por aqui 4 tendências ressaltadas por Uliandro Taveiros, especialista da CORSOLAR, durante o fórum. Acompanhe.

Tendências do mercado de energia fotovoltaico: 4 tendências importantes

O mundo da energia está mudando. A adesão de fontes alternativas está ganhando espaço principalmente pela questão ambiental. Assim as tendências do mercado de energia, segundo Taveiros envolvem mais do que simplesmente painéis solares fotovoltaicos.

Segundo ele é possível ver um crescimento expressivo da energia eólica offshore, bem como a evolução da eletromobilidade, novas estruturas fotovoltaicas permitindo grandes projetos e também adesão do hidrogênio verde como uma das possibilidades tanto de geração de energia como para o armazenamento dela.

“O que você pode esperar para os próximos anos é a eólica offshore. Então cada vez mais estão se desenvolvendo. Vai evoluir com esse desenvolvimento. Então empresas que são de fora estão vindo para o Brasil para fazer esse investimento. Falando um pouquinho sobre os painéis, as estruturas fotovoltaicas como vertical que já está tendo aqui no Brasil. Então você poderá fazer até a substituição de cercas. Pode ser muito interessante em regiões abertas, onde é muito plano, a CORSOLAR está vendo que essas estruturas podem chegar aqui para o Brasil. Os carros elétricos no Brasil ainda estão engatinhando, mas nós entendemos que com a evolução da bateria, eles vão cada vez mais aparecer no mercado e também tem o hidrogênio verde, o qual fazendo um processo de eletrólise para separação das células dizem que é a energia do futuro. Então muito provavelmente essa pode ser uma das principais medidas” explica Taveiros.

O especialista comenta também 4 tendências do mercado de energia fotovoltaico para os próximos anos sendo: usinas fotovoltaicas de grande porte, brita sobre painéis solares bifaciais, banco de baterias e tecnologia em carport para estacionamentos as principais delas.

1. Usinas fotovoltaicas de grande porte crescerão segundo especialista

Segundo Taveiros, as usinas fotovoltaicas de grande porte precisam ser pensadas com carinho pelo integrador nos próximos anos. Isso porque a nova lei do mercado de energia está sendo bastante pertinente e trazendo mudanças ao mercado.

“Essa tendência é muito pertinente. Empresas empregadoras que só trabalham no mercado residencial precisam começar a se reinventar. Começar a fazer mais projetos em solo, aprender um pouquinho das dificuldades disso, porque com a abertura do mercado livre de energia cada vez mais vai ter estruturas fotovoltaicas de comercializadoras, vai aumentar muito essa concorrência” explica o especialista.

2. Brita sobre painéis solares também está entre as tendências do mercado de energia

Entre as tendências do mercado de energia também está a brita sobre painéis solares fotovoltaicos, segundo Taveiros. Isso vem acontecendo para aqueles equipamentos bifaciais e envolvem a eficiência energética. Segundo o especialista, o uso do material permite aumentar a geração deste tipo de energia.

“Painéis e tecnologias vão aumentar conforme o mercado e o painel bifacial tende a crescer bastante neste mercado” reforça o especialista.

3. Banco de Baterias

Entre as tendências de mercado de energia citadas por Taveiros também está o banco de baterias. Embora na visão dele o modelo ainda esteja engatinhando, novas tecnologias estão surgindo e permitindo que o setor apresente novas soluções em armazenamento de energia.

4. Tecnologia em Carport

Por fim, dentre as tendências do mercado de energia também está a tecnologia Carport. Segundo ele, a instalação da estrutura tem auxiliado não só na produção de energia, mas também no carregamento de carros elétricos. Em sua visão, a tecnologia ainda precisa ser melhor desenvolvida, mas está no caminho certo e será uma das soluções apresentadas para os próximos anos.

A palestra completa do especialista pode ser acessada no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=LvuI3Zys83M

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: