Expansão da matriz elétrica brasileira de maio teve participação de 24 usinas solares, diz ANEEL

Image

Crescimento da capacidade de geração do mês foi de 1.267,1 MW e reuniu fontes solares, eólicas e termelétricas.

A matriz elétrica brasileira fechou o mês de maio com uma expansão de 1.267,1 MW segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Todo esse potencial vem de usinas solares, eólicas e termelétricas, sendo a solar uma das fontes que mais se destacam com 24 usinas em operação e uma produção de 789,8 MW.

Desde que o ano começou, no entanto, as novas usinas em operação comercial já somam 4.610,20 MW no Brasil. De janeiro até aqui mais de 144 usinas foram registradas, sendo 62 eólicas (2.006,9 MW), 55 solares fotovoltaicas (2.033,2 MW), 19 termelétricas (476,7 MW), cinco pequenas centrais hidrelétricas (82,1 MW) e três centrais geradoras hidrelétricas (11,4 MW) segundo a ANEEL.

Ainda conforme a agência, as fontes eólicas e solares são as que mais se destacam neste tipo de produção, uma vez que juntas representam 87,6% da capacidade instalada no ano.

“As usinas com operação iniciada este ano estão localizadas em 19 estados das cinco regiões brasileiras. Em ordem decrescente, apresentam maiores resultados até o momento os seguintes estados: Bahia (1.559,7 MW), Minas Gerais (1.107,8 MW), Rio Grande do Norte (798,9 MW) e Piauí (358,9 MW). No recorte apenas para o mês de maio, Bahia obteve o maior salto, com 992,6 MW, provenientes da entrada em operação da Complexo Futura” explica a ANEEL em nota.

Segundo a agência, o estado da Bahia foi o destaque do mês já que teve a maior expansão do mês devido ao Complexo Futura, um dos maiores parques solares das Américas localizado em Juazeiro, na Bahia.

Sobre a capacidade instalada, por sua vez, a ANEEL destaca que o Brasil somou 193.170,92 MW de potência fiscalizada até 31 de maio, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da agência, o chamado SIGA. Desse total em operação, ainda de acordo com o SIGA, 83,6% das usinas são consideradas renováveis.

“A ANEEL atualiza diariamente os dados de geração do país por meio do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA. Ele apresenta dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de?geração?estão disponíveis em painéis interativos em www.aneel.gov.br/acompanhamento-da-expansao-da-oferta-de-geracao-de-energia-eletrica” finaliza a agência.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: