Políticas de eficiência energética por fontes renováveis foram debatidas por alunos do ensino básico no Distrito Federal

Image

Amostra endereçada por 14 mil estudantes visa despertar o interesse para a conservação e uso racional da energia elétrica.

A produção de energia limpa foi tema de uma amostra criada no Distrito Federal. A iniciativa partiu da rede de Ensino Básico e teve como público alvo mais de 14 mil estudantes a fim de despertar seu interesse pela conservação e uso racional, visando também políticas de eficiência energética.

Chamada de “Percurso da Energia Elétrica”, o evento aconteceu no SESI Lab, espaço de arte, ciência e tecnologia, localizado em Brasília. Também contou com interações lúdicas e criativas a fim de despertar o interesse do público infanto-juvenil. O evento, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) , também trouxe dez aparatos educativos, além de roteiros com oficinas planejadas para todos os níveis da Educação Básica.

Samira Sousa, coordenadora-geral de Eficiência Energética do MME, esteve presente no evento, assim como representou o ministério na abertura da exposição. Para ela, o evento endereçado aos estudantes se mostrou bastante importante, uma vez que permitiu que as pessoas vejam na prática os resultados das políticas de eficiência energética.

“Nesse caso, são os recursos de investimento obrigatório das empresas de distribuição em eficiência energética gerando um projeto tão relevante para formação de cidadania das crianças e jovens, que, muitas vezes, não tem consciência que o uso racional da energia gera economia, reduz custos e, principalmente, contribui para a preservação do meio ambiente” pontuou ela.

Na ocasião também foram debatidas a importância da transição energética e as fontes limpas de energia para o futuro. A coordenadora de projetos de Eficiência Energética do MME, Alexandra Maciel, também participou do evento, bem como reforçou a necessidade de materializar o conceito da eficiência energética para o público em geral.

“A eficiência energética é muitas vezes um conceito abstrato de difícil entendimento e o uso do tipo de aparato tecnológico adotado no Sesi Lab aproxima e facilita essa compreensão, o que destaca a importância dessa cooperação entre o Sesi e a NeoEnergia, proporcionada pelo Programa de Eficiência Energética, que é um importante programa do governo federal coordenado pela ANEEL e acompanhado pelo MME”, ressaltou ela na ocasião;

O MME explica ainda que dentro do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), a instituição desenvolve ações voltadas para a educação, que incluem cartilhas, videoaulas e jogos.

“São materiais que integram a temática Energia e Eficiência Energética ao currículo escolar, em sinergia com a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, visando a criar uma compreensão dos vínculos da eficiência energética com o meio ambiente e a sustentabilidade, além de incentivar atitudes para a eficiência energética. Os produtos são utilizados por empresas distribuidoras de energia elétrica, a fim de desenvolver projetos educacionais em suas áreas de concessão, reforçando o compromisso de promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício", finaliza o MME.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: