89% dos brasileiros desejam gerar a própria energia, diz especialista

Image

Questão econômica e ambiental estão entre as principais características escolhidas pelos consumidores.

A produção de energia limpa através da micro e minigeração de energia está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Durante o Fórum GD - Região Centro-Oeste, o assunto foi debatido e segundo especialistas da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) mais de 89% dos brasileiros hoje desejam gerar a própria energia.

Na ocasião, Mauro Wedekin, assessor de imprensa da ABGD, pontua que independente de qualquer sistema, os brasileiros têm interesse em investir na própria geração de energia por questões econômicas, assim como também por contribuir com o meio ambiente. Ele comenta ainda que hoje as tragédias ambientais estão mais afloradas e segundo cientistas, a tendência é que as catástrofes aconteçam com mais incidência e em menor espaço de tempo, sendo então a energia solar uma forma importante de tentar mitigar as emissões de gases poluentes.

A questão ambiental, por sua vez, não foi a única comentada durante o meeting de especialistas da ABGD durante o evento. Na ocasião, oportunidades para quem está investindo na área também foram reforçadas, uma vez que embora a legislação veia para modificar o setor, o mercado de geração distribuída está ganhando novas oportunidades como o mercado livre de energia.

Carlos Evangelista, conselheiro da ABGD, pontuou que o mercado GD tem ainda muito a crescer no Brasil e pode ter o mercado livre de energia uma boa alternativa para isso.

“O novo leque de novas oportunidades que tem aparecido no mercado. Eu posso citar vários, mas o mais próximo de nós, que é até motivo de vários painéis aqui nestes dois dias, é o mercado livre de energia. Algumas pessoas têm uma visão um pouco diferente do mercado livre, mas a visão dominante e conversando com profissionais mais experientes e até os mais informados do setor, isso abre um leque enorme de oportunidade para nós que atuamos em geração distribuída, porque o mercado livre de energia também vão precisar de sistemas solares fotovoltaicos, também vão precisar de biomassa, biogás, eólica, resíduos sólidos urbanos, hidrogênio verde, mas principalmente a nossa especialidade que é GD com energia solar fotovoltaica, isso é uma oportunidade gigantesca no mercado livre de energia” explica Evangelista.

O debate completo, por sua vez, pode ser acessado no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos, através do link:https://www.youtube.com/watch?v=BPLCTBm8bpQ .

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: