Belém do Pará recebe hoje 21ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída

Image

Evento acontece entre os dias 20 e 21 de setembro, no Hotel Grand Mercure Belém do Pará e movimentará setor GD da região Norte

A capital do Pará, Belém, recebe hoje, 20 de setembro, a 21ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída da região Norte (Fórum GD- Norte). Voltado exclusivamente para o setor de geração distribuída, o evento acontece entre quarta e quinta-feira, no Hotel Grand Mercure Belém do Pará e reunirá grandes especialistas do setor para debater as oportunidades e desafios da cadeia produtiva da região norte.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, bem como promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o Fórum pretende discutir barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento da região, a qual ainda é a que menos produz esse tipo geração de energia pelo próprio consumidor.

Dados do sistema SIGA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por exemplo, revelam que hoje 424 municípios possuem ao menos uma unidade consumidora GD na região Norte, bem como ao todo produzem 1,5 MW de potência instalada. Contudo, embora os números sejam bastante positivos, ainda assim a região é a última no ranking se comparada as demais regiões do país, onde a penúltima da lista, a região Centro-Oeste, produz sozinha mais de 3MW.

Assim, diante desse cenário, a 21ª edição do fórum, última do evento em 2023, vem para mostrar as oportunidades que estão surgindo, assim como enaltecer a produção offgrid, principalmente em áreas remotas da Amazônia Legal.

No primeiro dia estão previstas palestras envolvendo a oportunidade de novos negócios na geração distribuída de energia. A ideia, segundo os organizadores, é mostrar através dos painéis os novos cenários aos integradores, bem como o meios de vender. Também serão apresentados durante o dia, os números atualizados de conexões e um meeting de especialistas sobre o futuro da GD no Brasil.

O segundo dia, por sua vez, virá recheado de palestras sobre as novas tendências do setor GD que a região norte poderá se beneficiar. Também trará um debate interessante sobre os sistemas isolados na Amazônia.ESG, Créditos e neutralizações de carbono, por sua vez, também farão parte das palestras, assim como a importância de incentivar cada vez mais a sustentabilidade do meio ambiente.

A programação completa do evento e informações adicionais podem ser acessadas no site oficial através do link: https://www.forumgdnorte.com.br/site/

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: