Energy Storage esteve entre os setores que mais tiveram adição de projetos em 2023

Image

Dado vem de painel apresentado durante o Fórum Brasileiro de Geração Centralizada no último mês.

No Brasil, os sistemas de armazenamento de energia estão se tornando cada vez mais relevantes devido ao crescimento da geração de energia renovável, como a solar e a eólica. Esses sistemas desempenham um papel fundamental na estabilização e no gerenciamento da oferta de energia. Em 2023, por sua vez, o setor de energy storage foi um dos que mais adicionou projetos. Os dados foram revelados durante o primeiro Fórum Brasileiro de Geração Centralizada no último mês.

Pietro Ferreira, gerente de Inteligência de Mercado (CAPEX), pontuou os principais oweview de projetos de energias renováveis de larga escala no Brasil e no Mundo. Na ocasião, ele ressaltou que as energias renováveis representaram 50% nos novos projetos, liderados principalmente por energia eólica onshore e solar, contudo também por eólicas offshore e armazenamento de energia.

“A gente vê também no que a gente chama de transição energética captura e armazenagem de carbono (CCS), hidrogênio verde, ou melhor limpo, já que não é só o verde e energy storage. Esses três setores vieram com mais do que projetos de petróleo e gás neste ano até agora, porém olhando o CAPEX, olhando o investimento de petróleo e gás ainda continua liderando", explica Ferreira.

Contudo, o especialista pontua ainda que dentro do setor de transição energética tanto o hidrogênio limpo e energy storage especificamente estão entre os que viram a maior adição de projetos este ano. O próximo relatório, por sua vez, mostrará o crescimento do setor.

O especialista comenta ainda que no Brasil 136 bilhões de dólares em investimento são acompanhados atualmente, bem como estimados em 440 projetos, excluindo eólica offshore.

“A maioria dos investimentos são de energia solar, mais que o dobro de projetos relacionados à eólica offshore. Hidrelétricas vem em terceiro, como comentei, a gente tem acompanhado grandes projetos de modernização de usinas existentes como a Itaipu, Ilha Solteira, Sobradinho e algumas outras pelo país. Biomassa é outro setor onde acompanhamos outros setores de outros projetos e também a energia do lixo. É um setor que guarda grande potencial aqui para o Brasil, ainda mais considerando que a gente vê quase 40% do nosso resíduo sólido urbano indo para lixões", explica o especialista.

Todo esse crescimento, por sua vez, tem permitido também o desenvolvimento dos sistemas capazes de armazenar a energia produzida, seja ele desenvolvido a partir de baterias, hidrelétricos, armazenamento térmico entre outros.

O avanço e a melhoria dos sistemas de armazenamento de energia no Brasil são impulsionados por iniciativas governamentais, incentivos fiscais e regulamentações que favorecem o uso de fontes de energia renovável. Além disso, a crescente conscientização ambiental e a busca por fontes de energia mais limpas também estão impulsionando o desenvolvimento dessas tecnologias.

O desafio principal, por sua vez, tem sido a escalabilidade e a economia desses sistemas. Embora estejam se tornando mais acessíveis, ainda há espaço para aprimoramentos na eficiência e na redução de custos para tornar essas tecnologias ainda mais amplamente utilizadas em todo o país.

A palestra completa do especialista pode ser acessada no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos, no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=-4snRnhYVzg.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: