Produção de baterias na China cresce em abril de 2024 e projeta novos avanços para maio

Image

Consultoria prevê que produção de maio atinja 98,73 GWh

Em abril de 2024, a produção de células de bateria na China alcançou 94,88 GWh, representando um crescimento de 11% em relação ao mês anterior e de 44% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os tipos de materiais, as baterias ternárias registraram uma produção de 28,55 GWh, um aumento de 4% em relação a março e de 31% em relação ao ano anterior. Já a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio atingiu 62,13 GWh, um crescimento significativo de 84% em relação ao mês anterior e de 19% na comparação anual.

A Shanghai Metals Market (SMM) prevê que em maio de 2024, a produção de células de bateria da China atinja 98,73 GWh, caia um aumento de 4% no comparativo mensal e de 23% no comparativo anual. O setor de baterias deve continuar priorizando a produção com base nas vendas, mantendo um nível seguro e razoável de inventário, ajustando a produção conforme a demanda cíclica.

Mercado Automotivo

Em março, as vendas de veículos de energia nova aumentaram no final do trimestre, acompanhadas por esforços de desestocagem dos concessionários. No entanto, em abril, houve um declínio nas vendas desses veículos, conforme esperado em anos anteriores, resultando em uma menor demanda por baterias de armazenamento. A previsão é que as vendas de veículos de energia nova voltem a crescer a partir de maio, embora a disponibilidade elevada de estoques possa reduzir a demanda por novas baterias, ocasionando um nível reduzido na produção.

Mercado de Armazenamento de Energia

Em abril, a indústria de armazenamento de energia na China manteve-se robusta, operando em alta capacidade. No primeiro trimestre, a capacidade instalada foi de 3,91 milhões de kW/10,81 milhões de kWh, um aumento de mais de 12% em relação ao final de 2023. O volume de licitação para projetos de armazenamento de energia também foi elevado , garantindo uma capacidade instalada anual que pode superar os 60 GWh.

Nos Estados Unidos, apesar de uma capacidade de armazenamento de energia recém-instalada abaixo das expectativas em fevereiro, março mostrou uma melhoria com alguns projetos sendo conectados à rede. As empresas de baterias de armazenamento de energia deverão continuar com altos volumes de produção e vendas em maio, embora a taxa de crescimento possa desacelerar após a conclusão do backup no nó de 30 de junho.

Estoque de Baterias de Energia

No final de abril de 2024, o estoque de células de baterias de energia na China era de 127,05 GWh, com uma relação estoque/vendas de 1,97 meses, um aumento de 1% em relação a março. A diminuição na demanda por veículos de energia nova levou a um aumento nos estoques. Espera-se que, no segundo trimestre de 2024, o estoque de células de bateria de energia atinja um ponto baixo, acompanhando a demanda por estoques de reserva e impulsionando a procura por materiais-primas.

Estoque de Baterias de Armazenamento de Energia

Em abril de 2024, o estoque de baterias de armazenamento de energia era de 38,72 GWh, com uma relação estoque/vendas de 2,03 meses, uma queda de 18% em relação a março. A demanda por armazenamento de energia no final do segundo trimestre elevado, com preparativos para ligações à rede no meio do ano. Com a introdução de novas células de bateria de mais de 300 Ah, as fábricas estão acelerando a produção e mantendo elevadas taxas de funcionamento, garantindo um inventário razoável de novos produtos e uma alta prosperidade industrial.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: