Sustentabilidade é pilar essencial para o desenvolvimento dos projetos de energias renováveis no Brasil

Image

Durante Fórum GD Nordeste, Francisco Vidigal, vice-presidente da Associação Amazonense de Energia Solar (Amesolar) ressaltou a importância do setor e como tem sido aplicado na região do Maranhão

Durante o Fórum Regional de Geração Distribuída na região Nordeste (Fórum GD Nordeste), Francisco Vidigal, vice-presidente da Associação Amazonense de Energia Solar (AMESOLAR), trouxe uma análise aprofundada sobre o panorama das energias renováveis no Nordeste em sua palestra "Panorama do Mercado de Energias Solar e Renováveis no Nordeste".

Vidigal iniciou sua fala destacando a importância da sustentabilidade como pilar essencial para o desenvolvimento dos projetos de energias renováveis no Brasil. "Os projetos de energias renováveis devem ter a sustentabilidade como um dos principais pilares para o desenvolvimento social do país", afirmou, enfatizando que essa abordagem é fundamental para enfrentar os desafios ambientais e sociais do futuro.

Ele também mencionou a sua experiência à frente de duas empresas de energia solar e renováveis, destacando a evolução do setor no Maranhão. Vidigal chamou a atenção para o crescente interesse na mobilidade elétrica, destacando que "a tendência para 2024 é um aumento significativo na adoção de veículos elétricos, apoiada pela expansão da infraestrutura de recarga no estado".

O desenvolvimento das energias renováveis no Maranhão foi outro ponto central da palestra. Vidigal falou sobre a expansão do setor no interior do estado, especialmente nas regiões de Balsas e Imperatriz, onde a demanda do agronegócio tem impulsionado a necessidade de soluções energéticas sustentáveis. Ao abordar as regulamentações e diretrizes que impactam o setor, por outro lado, o especialista enfatizou a importância de estar alinhado aos princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance). "Precisamos entender como essas práticas afetam nosso meio ambiente e nossa sociedade, garantindo que a sustentabilidade esteja no centro de todas as nossas iniciativas", ressaltou.

Vidigal também compartilhou exemplos práticos de como as energias renováveis estão sendo aplicadas no dia a dia, mencionando inovações como placas solares para carregar celulares. "Nosso mercado está aberto para grandes inovações, e precisamos sair da caixa para desenvolver projetos que atendam às novas demandas", incentivou. Para concluir, o especialista fez um convite especial aos presentes: "Visitem os Lençóis Maranhenses, um patrimônio natural do nosso país, que já abriga dois parques eólicos e é um exemplo de como o desenvolvimento sustentável pode coexistir com a preservação ambiental".

A palestra completa do especialista pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=TXOyxl4Dvgw.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: