São Paulo investe em armazenamento de energia para acelerar frota elétrica

Image

Com tecnologia de ponta e sem custos para o município, projeto reduz pressão sobre a rede elétrica e acelera a transição energética no transporte público.

Em junho, a Prefeitura de São Paulo firmou parceria com a Matrix Energia e a Huawei para implementar sistemas de armazenamento de energia em garagens de ônibus.

A tecnologia, chamada BESS (Battery Energy Storage System), funciona como um power bank: armazena eletricidade durante o dia e a libera rapidamente à noite, quando os ônibus retornam para recarga.

Com apenas um módulo de 4,5 MWh, é possível carregar até 29 ônibus simultaneamente, multiplicando por seis a capacidade atual de recarga e reduzindo a dependência da rede elétrica da Enel. Além de fornecer energia em caso de interrupções, o sistema permite monitoramento em tempo real e maior eficiência no uso da energia, segundo especialistas.

A medida fortalece a liderança de São Paulo na mobilidade elétrica, com 728 ônibus elétricos em operação. A meta é substituir 2.200 veículos a diesel até 2028, com foco em transporte limpo, economia de combustível e qualidade do ar, segundo a prefeitura.

“Essa iniciativa reafirma o compromisso do prefeito Ricardo Nunes com a sustentabilidade, com um transporte público mais eficiente e com a melhora da qualidade de vida da população”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), Celso Jorge Caldeira.

“Os novos equipamentos trazem um avanço tecnológico importante para a cidade, modernizando o processo de recarga dos ônibus, o que irá resultar em maior agilidade na renovação da frota sustentável. Isso vai permitir viagens mais confortáveis e, ao mesmo tempo, colaborar com um ar mais limpo para toda São Paulo”, afirma o presidente da SPTrans, Victor Hugo Borges.

Para especialistas e gestores, o armazenamento de energia é estratégico: garante autonomia, estabilidade na infraestrutura e permite a ampliação sustentável da frota elétrica sem sobrecarregar o sistema elétrico urbano.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: