Chile visa sistema de armazenamento de energia com capacidade de 1000 MWp

Image

Chamado de Zaldivar projeto deve começar a ser construído em 2024 e visa trazer segurança energética a rede do país.

O armazenamento de energia através de baterias tem se tornado cada vez mais importante para a segurança energética dos países. Dessa forma, um projeto chamado Zaldivar está sendo construído no Chile com foco justamente em trazer segurança a rede.

Na última semana, o país anunciou que várias distribuidoras já foram contempladas com parte da produção do sistema, o qual ao todo deve chegar a uma capacidade de 1000 MWp. O projeto ainda está em fase intermediária de desenvolvido e pretende começar a ser construído em 2024. Já a operação comercial deve acontecer em 2026.

A contemplação das partes se deu por concurso público segundo o governo chileno e foi realizada pela Comissão Nacional de Energia do Chile (CNE) em julho de 2022. Uma das empresas contempladas foi a Canadian Solar, a qual deve distribuir em torno de 253 MWp de energia.

Segundo a CNE o Zaldivar ficará localizado na região de Antofagasta, cidade portuária e capital regional de uma zona mineira no deserto do Atacama. Ao entrar em operação por sua vez, parte da energia gerada a partir de energia solar será comprada por um grupo de empresas de distribuição sob contratos de compra de energia (PPAs) de 15 anos e dominados em dólares americanos, assim como o restante será adquirido por off-takers privados de energia.

Dr. Shawn Qu, CEO da Canadian Solar, destacou em nota que o projeto de armazenamento de energia concedido reforçará ainda mais a liderança da empresa do setor na América Latina. Assim como contribuirá de forma satisfatória para a redução das emissões de carbono também. Atualmente, a Companhia possui 311 MWp de projetos em operação, 5,3 GWp de projetos em construção ou em carteira (late-stage), e 21 GWp adicionais de projetos em pipeline avançado e em estágio inicial.

“Chile é um dos mercados renováveis ??mais promissores da América Latina. Este projeto de armazenamento solar e de baterias, concedido a Canadian Solar reforçará nossa posição de liderança na América Latina, especialmente no Chile onde a Canadian Solar tem um backlog de 600 MWp de projetos solares e 2,2 GWh de projetos de armazenamento de baterias. Continuaremos a expandir nosso pipeline de projetos no Chile, ajudando o país a cumprir sua meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050” destacou ele.

Segundo a CNE o projeto Zaldivar vem para contribuir significativamente com o meio ambiente, bem como com a segurança na rede também. Ao todo a expectativa é que mais de 263 milhões de toneladas sejam evitadas, bem como o projeto como um todo ajude a melhorar a confiabilidade e a estabilidade da rede do país.

A ideia, segundo a instituição, é tornar a capacidade mais firme, com serviços auxiliares e serviços de comercialização de energia estáveis e ao mesmo tempo aumentar o valor de longo prazo desses projetos, criando fontes diversificadas de receita.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: