Financiamento corporativo para empresas de armazenamento de energia no exterior já é maior que em 2021

Image

Dados vem da consultoria Mercom Capital e reforçam que redes inteligentes e de eficiência energética estão em alta.

A produção de energia limpa e a possibilidade de seu armazenamento já está ganhando força ao redor do mundo. Um relatório desenvolvido pela consultoria internacional Mercom Capital mostra que o financiamento corporativo na área cresceu consideravelmente nos primeiros 9 meses de 2022 e identificou que ele já é maior que todos os financiamentos desenvolvidos no ano anterior para o setor.

De acordo com a Mercom Capital, de janeiro a setembro deste ano 22 bilhões de dólares foram movimentados em 92 negócios. Neste caso 5 bilhões a mais do que o ano de 2021 que fechou em 17 bilhões de dólares.

Eolian, Grupo 14 e Hydrostor estão entre as maiores investidoras no exterior em armazenamento de energia

Dentre os projetos, segundo a consultoria, estão financiamentos para o mercado público e financiamento de dívida. Só entre julho e setembro mais de 6,2 bilhões de dólares foram captados.

Nos Estados Unidos, a maior investidora, proprietária e operadora de ativos em armazenamento de energia é a Eolian. Ela fechou em abril um financiamento de 925 milhões de dólares de financiadores como Banco Santander, MUFG e Mizuho. Vale ressaltar que a corporação também está no portfólio de infraestrutura sustentável e investidor de impacto Global Impact Partners.

A empresa que desenvolve baterias de lítio-silício de próxima geração, Grupo 14, ficou em segundo lugar no ranqueamento da Mercom Capital. A empresa movimentou um financiamento de 400 milhões de dólares e envolveu investidores como a Porsche e a OMERS Capital Markets.

Já outro investimento comentado pela consultoria é a empresa inovadora Hydrostor, empresa canadense de armazenamento avançado de energia de ar comprimido (A-CAES). De acordo com Mercom Capital ela pretende investir 250 milhões de dólares nos próximos anos, bem como possui o apoio da Agência Australiana de Energia Renovável (ARENA) em um de seus desenvolvimentos. A instituição prometeu apoiar o projeto planejado da empresa de 1,6 GWh em Nova Gales do Sul através de um financiamento de 28,42 milhões de dólares.

Setor de armazenamento de energia está amadurecendo

Ao longo da análise da consultoria internacional, alguns grandes negócios foram anunciados desde setembro, o que pode ser uma leitura interessante na próxima edição do relatório desenvolvido pela Mercom Capital.

Ela destacou que também foram observados neste período de estudo 23 negócios de fusões e aquisições, o que indica o crescimento do setor de armazenamento de energia na América do Norte e Europa.

Quem confirma esse dado também é a BloombergNEF, a qual mostra que a legislação da Lei de Redução da Inflação (IRA) dos EUA e a estratégia política REPowerEU da Europa estão entre os impulsionadores deste mercado.

O crescimento do financiamento corporativo por fim acaba por refletir um mercado em amadurecimento segundo a Mercam Capital.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: