Maior erro do mercado solar fotovoltaico é vender sem incluir manutenção, diz especialista

Image

Carlos Café, da AEVO Solar, afirma que projetos possuem 25 anos de garantia, mas só chegam até lá com cuidado e manutenção.

A produção de energia limpa através do sol tem ganhando destaque no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) revelam que só a GD no país hoje é responsável por 15 GW de capacidade instalada e a maioria das instalações se dá em telhados residenciais através de energia solar fotovoltaica.

Dentre desse cenário de crescimento, Carlos Felipe Café, vice-presidente da ABGD e CEO da AEVO Solar, revela que um dos principais gargalos do setor hoje é o encontro de bons instaladores, assim como o maior erro é vender o sistema sem oferecer manutenção. Vale destacar que o mercado ressalta que o sistema possui 25 anos de garantia para gerar energia, contudo isso só acontecerá de fato com a mitigação de riscos e manutenção adequada do sistema.

“Qualquer um do setor que vai fazer uma análise econômica faz a análise, payback, simula por 25 anos e vende para o consumidor ‘minha usina vai gerar energia por 25 anos com payback tal’, mas essa usina só dura 25 anos se houver cuidado. Um dos principais erros desse mercado é vender energia solar falando que não dá manutenção. Energia Solar precisa de manutenção anual para que ela dure 25 anos e cumpra e honre o nosso compromisso com o setor elétrico” afirma o especialista.

Ele destaca que é necessário cuidar dos ativos para que o sistema funcione adequadamente. Café ainda cita uma característica importante onde o mundo tem hoje 945 GW de usinas solares instaladas. Esse foi o último número e 70% destes GW foram instalados nos últimos cinco anos.

“O que que significa isso? Que é um mercado juvenil, novo e que agora que a gente vai começar a navegar no Brasil para entender se a gente orçou bem, se a gente construiu bem as usinas e se a gente sabe cuidar delas para elas durem 25 anos, porque a maioria dos ativos do mundo só tem 5 anos de operação” afirma Café.

O especialista ainda dá um exemplo da energia solar na Austrália, onde os preços baixos acabaram por descarrilar o mercado e sofrer críticas do órgão regulador, onde cerca de uma em casa seis instalações solares se mostraram precárias e uma em cada 30 delas eram inseguras.
“O governo australiano parou o mercado, pegou os instaladores e empresas e falou olha tem que seguir isso aqui. Segue a norma, instala bem, orça bem que o mercado vai continuar com gente. E o mercado australiano continuando crescendo, mas o governo quase parou o mercado de geração distribuída por uma falha da qualidade das instalações ocasionadas por preços baixos. Orçamentos ruins, preços baixos” explica o especialista.

A palestra completa pode ser acessada no canal do YouTube do Canal FRG Mídias & Eventos.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: