Armazenamento de Energia: Relatório da BloombergNEF indica principais tendências do setor

Image

Preços de baterias de íon de lítio e inclusão de baterias de sódio estão entre elas.

A produção de energia limpa vem ganhando espaço no mundo e já não é uma novidade para o mercado. Contudo, assim como a adesão de novos empreendimentos renováveis, o armazenamento desta energia também tem sido cada vez mais debatido para trazer segurança energética às fontes limpas.

Um exemplo disso vem do relatório da consultoria BloombergNEF divulgado em janeiro. Ele reuniu as principais tendências sobre o setor de armazenamento de energia para o ano de 2023 e entre elas estiveram os preços das baterias de íon de lítio, assim como também a inclusão cada vez mais forte das baterias de sódio.
Baterias de Íon de lítio ainda possuem valores elevados em 2023

Dentre os registros, um dado que chamou a atenção foi o preço elevado das baterias de íon de lítio, as quais ainda permanecem em alta em 2023. O aumento se deve, no entanto, ao custo da matéria-prima onde tanto o lítio como o níquel estão valorizados devido às incertezas políticas entre Rússia e Ucrânia.

Outro ponto também reforçado é a volatilidade. Embora as perspectivas sejam promissoras, o assunto ainda continua alto para o mercado já que os metais das baterias são o ponto-chave da questão.

Baterias de íon de sódio são promissoras

Entre os dados do relatório da BloombergNEF está o crescimento de novas tecnologias de armazenamento. Conforme o setor avança, novos produtos chegam para compor o cenário e incentivar também a cadeia de suprimento do setor. Um exemplo disso vem das baterias de íons de sódio, bem como das baterias de estado sólido.

As tecnologias de sódio já contam com anúncio de grandes fabricantes, assim como podem aliviar as pressões do mercado de baterias segundo os pesquisadores. Já as baterias de estado sólido também estão progredindo e um anúncio de 40 GWh foi adicionado ao mercado. Segundo o documento vários fabricantes líderes de baterias já traçam planos para comercializar o produto no mundo em breve.

Incentivos ao mercado são tímidos, mas devem continuar em 2023

Já sobre investimentos e incentivos, o mercado de armazenamento de energia deve ganhar boas movimentações. Nos Estados Unidos, U$80 bilhões de dólares já são esperados para a cadeia de fornecimento de baterias e fazem parte dos investimentos feitos pelo governo federal com foco a economia de energia limpa do país.

A Europa, no entanto, está caminhando em passos lentos para o mercado de armazenamento. Ainda faltam incentivos segundo a BloombergNEF, contudo a boa notícia é que já existem pressões para subsídios para afrouxar as regras de auxílio estatal.

Por fim, o documento divulgado pela consultoria traz dados importantes sobre o crescimento do setor de armazenamento. Em 2023 a expectativa é que o mercado dobre em 2023 mesmo com todos os obstáculos ainda encontrados. Embora o custo esteja alto, a expectativa é de 28 GW a 69 GW até o final do ano.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: