Brasil é o país campeão em descargas atmosféricas com mais de 78 milhões de raios por ano

Image

Em entrevista ao Canal Energy Storage, José Marcio, Diretor da EMBRASTEC, fala sobre a proteção interna dos inversores e sua capacidade de proteção.

RBS MAGAZINE: A EMBRASTEC, fundada em 1991, é uma das pioneiras no desenvolvimento de DPS no Brasil. Conte sobre como iniciaram e a trajetória da empresa para se destacar no mercado solar?

RESPOSTA: A Embrastec sempre se destacou pela busca por inovações ao longo desses 30 anos de mercado.
Em 2015 iniciamos o projeto dos DPS’s para corrente contínua dedicados aos sistemas fotovoltaicos e após um ano de desenvolvimento, lançamos em 2016 o primeiro DPS fabricado no Brasil com essa finalidade.

RBS MAGAZINE: Após anos de pesquisas, a EMBRASTEC desenvolveu uma Linha Completa de Dispositivos de Proteção contra Surtos Elétricos, que proporciona proteção para redes elétricas, de dados, de sinais e de voz. Além disso, a empresa é composta por uma grade de produtos com mais de 700 modelos, quais são os principais produtos do portfólio?

RESPOSTA: Somos uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação dos Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), hoje são mais de 1500 modelos de um único produto, o DPS. Temos em nosso portifólio DPS de todas as Classes, ou seja Classe I, II e III, com as mais diversas tecnologias de proteção, compostos dos mais diversos tipos de componentes eletrônicos, tais como centelhadores, varistores, diodos, tiristores, dentre outros. E muitos modelos de DPS são sistemas híbridos, compostos de mais de um tipo de componente, coordenados entre si.

Creio que os modelos que mais se destacam são os dispositivos para proteção de corrente alternada, para aplicação nos quadros elétricos de entrada e distribuição, e claro os DPS para sistemas fotovoltaicos, os quais são aplicados na Strings Boxes.

Mas não podemos deixar de mencionar os DPS Classe III que são responsáveis pela proteção das diversas redes, tais como dados, telefonia, cftv, além da própria rede elétrica.

RBS MAGAZINE: Recentemente a Geração Própria de Energia alcançou a marca de 17 GW de capacidade instalada, diante disto qual a expectativa da empresa para o mercado solar em 2023? A Embrastec possui novos projetos para este ano?

RESPOSTA: A nossa expectativa para 2023 são as melhores, acreditamos que o mercado solar irá continuar crescendo, a demanda por energia limpa continua muito alta, pois dessa transição da matriz energética depende nosso futuro e do planeta.

Quanto aos novos projetos, nós temos uma equipe de engenharia dedicada ao atendimento aos clientes, para ajudá-los a especificar o DPS mais adequado para a proteção do seu sistema fotovoltaico.

Os módulos e inversores estão em constante evolução tecnológica, o que nos obriga a estarmos sempre desenvolvendo novos modelos e configurações, para atender as novas demandas.
Aliás, o que nós adoramos, pois a inovação está em nosso DNA.

RBS MAGAZINE: Hoje em dia vários inversores possuem proteção interna, elas são suficientes para proteger o sistema como um todo?

RESPOSTA: Em primeiro lugar é importante salientar que o Brasil é o país campeão em descargas atmosféricas, são mais de 78 milhões de raios por ano. Agora respondendo a sua pergunta, os DPS’s que integram um equipamento, seja um inversor ou outro equipamento qualquer, são classificados como Classe III, e tem como função aumentar a suportabilidade desses equipamentos a pequenos surtos.

Para que tenhamos a proteção do sistema como um todo, devemos instalar Dispositivos de Proteção contra Surtos externos (DPS ou String Box), coordenados com os DPS’s internos aos equipamentos, de acordo com a Norma ABNT 5419, que trata da Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Essa é a configuração perfeita, para termos sucesso em nossa instalação e garantirmos o payback esperado do sistema.

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: