Região sul brasileira produz mais de 4GW de geração distribuída

Image

Tema é um dos motivos para a realização do Fórum GD Sul em abril.

A produção de energia limpa através da geração distribuída vem ganhando espaço no Brasil. A região sul, por exemplo, é uma das que mais vem evoluindo neste tipo de geração. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelam que mais de 4GW de energia são produzidos pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo este último o líder da região com mais de 2 GW produzidos.

E é em meio a todo esse potencial de crescimento que a 18ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região sul (Fórum GD Sul) acontece em abril. O evento está confirmado para os dias 26 e 27 do mês, bem como acontece pela primeira vez em um shopping, sendo o espaço de eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, o escolhido.

Vale destacar, que segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a qual promove o Fórum, o estado do Rio Grande do Sul hoje é o terceiro a superar a marca de 2 GW de capacidade em geração própria de energia elétrica. Além disso, o estado gaúcho também traz destaque para a quantidade de unidades consumidoras beneficiadas por esse tipo de geração. Atualmente o RS conta com mais de 233 mil UCS, ultrapassando até mesmo o estado líder do segmento que é Minas Gerais.

Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, reforça que a modalidade de energia é uma das que mais cresce no Brasil e novos marcos estão sendo alcançados como no Rio Grande do Sul.

“A GD se consolidou ao longo dos últimos anos, em especial em 2022, como a modalidade de energia que mais cresce no Brasil. É importante começar o ano alcançando novos marcos e ampliando a potência em geração distribuída e a quantidade de UC’s, como no Rio Grande do Sul. O estado vem crescendo consideravelmente e, sem dúvidas, irá evoluir ainda mais em 2023” avalia o especialista.

Ele também comenta que em pouco mais de um ano, a região dobrou sua capacidade de geração própria de energia, passando de 1 GW em dezembro de 2021 para 2 GW em fevereiro de 2023.

“Nos próximos anos, ampliar a diversificação das fontes empregadas em geração distribuída será um dos desafios do setor. Precisamos aproveitar melhor as possibilidades em biomassa e resíduos sólidos urbanos” explica Chrispim.

Quem também comenta o assunto é Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do Fórum GD - Região Sul. Ele explica que o Fórum GD Região Sul volta a cidade onde o primeiro fórum foi criado e agora sendo o Rio Grande do Sul um dos maiores destaques do setor.

“A décima oitava edição do Fórum GD volta ao seu começo. A primeira edição do fórum em 2018 foi na cidade de Porto Alegre. O primeiro evento regional para falar de forma regionalizada sobre os temas, as demandas e as oportunidades foi feito no Rio Grande do Sul. Então, inclusive depois de todos esses anos, o Rio Grande do Sul é um dos grandes destaques, estão aí na terceira ou quarta colocação. Os 5 primeiros estados em termos de conexão, ou em termos de potencial instalado, o Rio Grande do Sul se torna em todos esses anos, tendo recebido a primeira edição do Fórum, como um dos protagonistas da Geração Distribuída do país ", reforça Fraga.

O especialista ainda finaliza reforçando que o Fórum GD pretende ajudar a acentuar ainda mais a curva do crescimento do setor na região. Mais informações sobre o evento, assim como inscrições e programação podem ser acessadas diretamente no site oficial www.forumgdsul.com.br.

Fonte: Canal Energy Storage.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: