Crescimento dos sistemas de armazenamento de energia: Três motivos que estão relacionados

Image

CPQD destaca os motivos para o crescimento expressivo da tecnologia no mercado elétrico mundial.

A produção de energia renovável no mundo vem como uma das alternativas para driblar os efeitos do aquecimento global, bem como tentar frear o aumento da temperatura global. A adesão de fontes limpas, por exemplo, permite que menos gases de efeito estufa sejam, emitidos, o que contribui para este processo de preservação ambiental.

No entanto, o uso de cada vez mais fontes intermitentes, tem fomentado também a necessidade de se armazenar a energia produzida e é aí que entram a adesão de sistemas de armazenamento de energia.

Durante o Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD - Região Sul), o especialista do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Raul Beck, trouxe os principais motivos pelos quais o crescimento da tecnologia estão aflorados no mundo. Neste conteúdo, você descobre quais são eles. Acompanhe.
Três motivos do crescimento dos sistemas de armazenamento de energia no Brasil

O setor elétrico mundial está passando por mudanças significativas. Beck destaca que a nova matriz elétrica que está se desenhando está deixando de trabalhar com as grandes centrais geradoras e matrizes centralizadas e dando espaço para outras fontes de energia de menor porte como os painéis fotovoltaicos e fontes eólicas através da geração distribuída.

Com essa mudança, o especialista destaca que as fontes intermitentes estão fomentando também a adesão de grandes sistemas de armazenamento de energia, desde a parte de geração, transmissão, distribuição e até mesmo das pequenas centrais de armazenamento de energia que envolve sistemas residenciais e industriais.

Dentre os motivos para que esse crescimento esteja acontecendo, no entanto, Beck reforça três deles, os quais listamos a seguir.

1. A redução do custo das baterias devido à evolução de mobilidade elétrica

A eletromobilidade é um dos principais motivos para o aumento das baterias segundo Beck. Seu crescimento fez com que o preço da tecnologia tivesse uma redução significativa, abrindo então portas para outros projetos.

“A redução do custo das baterias principalmente devido à evolução da mobilidade elétrica tem provocado um crescimento exponencial na disponibilidade dessas baterias a custos mais reduzidos. Então a queda do preço de uma bateria de lítio em 2010, 2011 estava em 1200 dólares o kW/hora, em 2020 ela estava em 135 dólares e a tendência é continuar em ritmo de queda. Ou seja mais de 90% de queda em 10 anos” reforça Beck.

Segundo ele a projeção global do mercado de baterias de lítio cresceu consideravelmente nos últimos 10 anos e a projeção é ainda maior para 2035. O setor, segundo o especialista, deve crescer 19% por ano e em 2025 espera-se que ela represente mais de 70% da demanda total de baterias.

2. O crescimento dos sistemas de armazenamento estacionário de energia

O especialista também reforça que o segundo motivo para o crescimento dos sistemas de armazenamento de energia está relacionado ao armazenamento estacionário. A tecnologia, por sua vez, é aquela usada em sistemas de geração distribuída onde a energia armazenada é somente liberada quando necessária.

“A gente vê a projeção até 2040 dos sistemas de armazenamento em GW/hora a gente vai chegar próximo de 1200GW de potência acumulada em 2040” pontua Beck.

3. Uso de dispositivos cada vez mais eletrônicos

Por fim, Beck também ressalta que o crescimento dos sistemas de armazenamento de energia estão relacionados ao uso de cada vez mais dispositivos eletrônicos, onde a necessidade de energia se torna maior, bem com exige uma bateria mais otimizada para dar conta da demanda.

“É uma demanda cada vez mais crescente por baterias, novas tecnologias, menores, mais leves, mais eficientes e mais baratas está provocando um crescimento exponencial” reforça ele.

A palestra completa do especialista pode ser acompanhada no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=U9thB6mAKKc

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: