Onda de Calor impulsiona Energia Solar e revela sua importância econômica no Brasil

Image

Energia solar surge como uma solução viável e econômica, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil

O Brasil está vivenciando uma onda de calor sem precedentes, impulsionando o consumo de energia a níveis recordes e revelando a crescente importância da energia solar para o país. Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o consumo atingiu um pico histórico de 102.478 MW na última sexta-feira, às 14h37, com 92,5% dessa demanda suprida por fontes de energia renovável. Este marco demonstra não apenas a resiliência do sistema elétrico brasileiro diante de condições extremas, mas também destaca o papel crucial da energia solar na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico do país.

Desde novembro, o operador tem observado picos de consumo decorrentes da persistente onda de calor, um fenômeno que tem desafiado não apenas o conforto das pessoas, mas também a infraestrutura energética. Essa tendência tem impulsionado o investimento em fontes de energia renovável, com a energia solar emergindo como uma solução eficaz para atender à crescente demanda por eletricidade.

O crescimento da energia solar no Brasil tem sido notável, com o país alcançando a marca histórica de 40 gigawatts (GW) de capacidade instalada em março, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Essa capacidade abrange uma variedade de sistemas, desde geração distribuída (GD), que inclui instalações em telhados, fachadas e pequenos terrenos, até grandes usinas solares contratadas em leilões promovidos pelo governo federal. A geração distribuída representa a maioria dessa capacidade, totalizando 28GW, enquanto a geração centralizada contribui com aproximadamente 12,5 GW segundo a agência.

A ascensão da energia solar, por sua vez, não apenas diversifica a matriz energética do Brasil, reduzindo sua dependência de fontes tradicionais, mas também impulsiona a economia, criando empregos e estimulando o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, segundo os especialistas. A expansão da indústria solar promove investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de incentivar a formação de mão de obra especializada, gerando oportunidades em diversas regiões do país.

Diante das demandas crescentes por energia e dos desafios ambientais, a energia solar surge como uma solução viável e econômica, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil enquanto protege o meio ambiente para as gerações futuras.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: