Empresa Solar: a importância de desenvolver oportunidades que vão além da compra e venda de painéis solares

Image

Especialista debateu a importância da capacitação dos agentes do setor para 2024 durante o Fórum GD Sudeste

No geral, a capacitação de profissionais de integradores solares é essencial para garantir o crescimento sustentável da indústria solar, promovendo a adoção de energia limpa e renovável e contribuindo para a transição para um futuro mais sustentável e resiliente. Além da segurança do bom serviço prestado, muitas empresas conseguem alavancar suas vendas e se garantir no mercado em meio a concorrência.

O assunto, inclusive, foi pauta debatida durante o 22º Fórum Brasileiro de Geração Distribuída (Fórum GD), que aconteceu em São Paulo no início de março. Na ocasião, Tiago Cassol, consultor da CGP Engenharia, destacou que 2022 foi um ano bom de vendas, contudo 2023 já foi mais contido e 2024 promete ser ainda diferente. Dessa forma, capacitar a equipe para atender o mercado com outros olhos é essencial para garantir crescimento.

"2024, ele vai ser diferente, principalmente para aquelas empresas que realmente estão se preparando, realmente estão capacitando seus setores e quando conversamos. Isso é capacitando o setor comercial, é capacitando o setor de projetos e principalmente fazendo boas parcerias" pontua ele.

Cassol ressalta que o setor de energia solar no Brasil continua aquecido, contudo, as vendas negociadas em 2022 eram mais simples, visto que o cliente normalmente vinha até você. Contudo, os tempos mudaram e hoje tem sido cada vez mais necessário se adaptar, visto que a venda apenas do painel solar não é suficiente.

"2023 mudou bastante, foi necessário uma adaptação, foi necessário você mudar a sua cabeça e começar a pensar a sua empresa como uma empresa de consultoria. Vai dizer não, Cassol! Eu vendo painel solar, inversor. Nao! Você não vende painel solar, inversor. Quem vende painel solar e inversor são os parceiros aqui do Fórum GD Sudeste. Eles vendem, os distribuidores vendem painéis inversores. Vocês, integradores, vendem uma solução em energia, altamente baseada em energia solar, mas que não é somente esse o seu trabalho. [...] Então você tem que pensar na sua empresa como uma empresa que oportuniza soluções para o seu cliente final" ressalta Cassol.

O especialista destaca ainda que embora os processos do sistema solar com a carga no telhado seja ainda o carro chefe de muitas empresas, bem como muitas não tenham a intenção de mudar isso, vale pontuar que é necessário se adaptar a necessidade do mercado hoje. Caso muitas empresas continuem apenas olhando para frente, sem apreciar outras vertentes e oportunidades de negócios, infelizmente corre-se o risco de muitas fecharem as portas no futuro.

Cassol pontua ainda que a ampliação do portfólio hoje tem sido primordial para que as empresas ganhem mercado e driblem a concorrência. Ele explica que mesmo que pareça complicado no começo, a formação de parcerias podem contribuir com um retorno muito melhor. Também a boas práticas estão se tornando fundamentais nesse processo.

"O que eu tenho dito para vocês? As vendas serão cada vez mais consultivas. Você terá que realmente entender o seu produto, entender o mercado, realmente trabalhar de uma forma eficaz. Não é encher a cabeça do cliente da lei 14.300, porque esse ano é 30% da TUS de fio B que é oriunda da fila de distribuição, não. É trabalhar uma linguagem jurídica junto ao seu cliente final, que ele conseguirá entender que ele tem uma boa oportunidade" explica o especialista.

A palestra completa de Cassol está disponível no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos, no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=FpPDcJBkP6Q

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: