Comissão Europeia emite recomendações para a exploração do armazenamento de energia na Europa

Image

Objetivo, segundo a instituição, é fomentar a instalação dos sistemas com segurança e mostrar o potencial do setor para o sistema elétrico europeu .

A produção de energia limpa através das energias renováveis está forçando a necessidade de cada vez mais projetos de armazenamento de energia. Por serem fontes intermitentes, ou seja, que dependem das condições climáticas para operar, as fontes solares e eólicas, por exemplo, estão fomentando a implantação de sistemas inclusive na Europa.

Toda essa necessidade, no entanto, tem sido debatida pela Comissão Europeia de Energia. De modo a flexibilizar o uso desse tipo de armazenamento do setor elétrico europeu, a comissão desenvolveu uma série de recomendações para a implementação dos projetos e exploração dos mesmos por lá. Na ocasião, a instituição reforçou que o armazenamento é fundamental para descarbonizar o sistema energético da UE e é justamente por isso que as recomendações sobre como explorar o potencial do armazenamento de energia foram estabelecidas pela equipe de trabalho.

“Com uma visão mais ampla do sistema energético do futuro, o documento destaca o papel fundamental de flexibilidade que o armazenamento pode proporcionar ao sistema elétrico. Esta flexibilidade ajuda a adaptar-se às novas necessidades e garante que o consumo de eletricidade corresponde permanentemente à geração de eletricidade ", explica a comissão.

A instituição ainda destaca que o armazenamento pode reduzir os preços da eletricidade durante os horários de pico e capacitar os consumidores a ajustar seu consumo de energia aos preços e às suas necessidades.

“As tecnologias de armazenamento de energia facilitam a eletrificação de diferentes setores econômicos, principalmente edifícios e transportes. Por exemplo, para além do sistema elétrico, o armazenamento térmico pode contribuir para a descarbonização dos setores de aquecimento e refrigeração” reforça a nota publicada pela comissão.

Além disso, a comissão está buscando recomendar aos países da UE que considerem as características específicas do armazenamento de energia na concepção das tarifas de rede e dos regimes tarifários e que facilitem a concessão de licenças, bem como incentiva a exploração do potencial de armazenamento de energia na concepção e operação das redes.

“A Comissão também incentiva a exploração do potencial de armazenamento de energia na concepção e operação das redes. Algumas recomendações também abordam os desafios relacionados com a necessidade de visibilidade a longo prazo e previsibilidade das receitas para facilitar o acesso ao financiamento (por exemplo, monetização dos serviços prestados). Outras ações descritas incluem armazenamento atrás do medidor, o papel das fontes de flexibilidade em ilhas e áreas remotas, pesquisa e desenvolvimento e a publicação de dados para facilitar as decisões de investimento ", reforça a Comissão.

O documento criado com as recomendações, no entanto, possui mais de 35 páginas e pode ser encontrado no site oficial da comissão através do link: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX%3A32023H0320%2801%29&qid=1679302898964

Fonte: Canal Energy Storage

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: