Energia solar por assinatura no Brasil tem sido pauta de investimentos

Image

Na casa de R$26 milhões em Series A para democratizar energia solar, novo investimento será voltado para a expansão da climatech ao redor do país

A produção de energia solar, bem como seu compartilhamento em formato de serviço, tem sido cada vez mais investido no Brasil. Um exemplo vem da empresa de tecnologia climática, Nextron, que facilita a conexão entre geradores de energia renovável e consumidores por assinaturas. Na última semana, a empresa divulgou que obteve um investimento significativo de R$ 26 milhões em uma rodada séries A. Liderada pela VOX Capital e Copel Ventures, essa injeção de capital impulsionará a expansão da empresa em todo o Brasil, além de permitir o crescimento de sua plataforma exclusiva de aquisição de clientes, com a meta de alcançar mais de 50 mil assinantes até o final de 2024.

A proposta da empresa oferece uma alternativa para os consumidores reduzirem seus gastos com energia elétrica e adotarem fontes renováveis sem precisar instalar painéis solares. Mediante um software próprio, eles operam como um marketplace, resolvendo os desafios enfrentados tanto pelos consumidores quanto pelos empresários que investem em usinas solares de pequeno e médio porte.

Conforme a empresa em nota, a adesão à Nextron é feita de forma digital e gratuita, permitindo que a empresa gerencie toda a interação entre as usinas solares e as distribuidoras de energia, resultando em uma economia mensal de até 20% na conta de luz para os assinantes.

Ivo O. Pitanguy, CEO e co-fundador da Nextron, destaca a importância de democratizar o acesso à energia limpa no Brasil, visando a liderança do país na transição energética global. Ele enfatiza a missão da Nextron em oferecer uma solução simples e digital para consumidores residenciais e comerciais.

"Hoje apenas grandes indústrias têm a liberdade de escolher de onde vem a energia que utilizam. Por meio da Nextron, conseguimos democratizar essa liberdade de escolha e acesso a uma energia limpa mais barata de forma simples e totalmente digital para o varejo, ou seja, consumidores residenciais e comerciais, que somam mais de 80 milhões no Brasil. Estou muito confiante que o Brasil será o protagonista na transição energética ao nível global, e democratizar o acesso dos brasileiros a ela é a razão pela qual criamos a Nextron" ressalta ele.

Roberto G. Hashioka, co-fundador e CTO da empresa, também comenta sobre o assunto. Na ocasião, o especialista destaca o compromisso em transformar o setor de energia, tornando a energia solar uma solução acessível para milhões de brasileiros através de sua plataforma digital.

"À medida que avançamos com o apoio dos nossos investidores estratégicos, como a VOX Capital e a Copel Ventures, vemos uma oportunidade única de liderar a construção de um ecossistema que promova a transparência e a acessibilidade dos dados energéticos dos consumidores (Open Energy) no Brasil. Estamos comprometidos em transformar o setor de energia, tornando a energia solar não apenas uma opção, mas sim uma solução para milhões de brasileiros, graças à nossa plataforma digital que promove uma adesão simples, digital e sem custos. Juntos, estamos pavimentando o caminho para um futuro de energia renovável, democratizado e ao alcance de todos" pontua.

O investimento foi liderado pelos fundos Vox Tech for Good Growth e Copel Ventures-I, geridos pela VOX Capital, com a participação da Endeavor Scale-up Ventures e de investidores da rodada seed anterior, como a Valor Capital Group e Barn Investimentos. Por fim, Rafael Campos, sócio e diretor de venture capital na Vox Capital, elogia o modelo de negócios da Nextron, destacando seu potencial para impulsionar a descarbonização da economia.

"O mundo urge por soluções de mitigação dos impactos das mudanças climáticas e a Nextron apresenta uma contribuição real para a descarbonização da economia a partir de um modelo escalável, sustentável e que elimina um gargalo no mercado de geração distribuída” finaliza Campos.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: