23º Fórum Regional de Geração Distribuída inicia em Curitiba promovendo inovação energética

Image

Evento acontece entre hoje (17) e amanhã (18) na capital paranaense, bem como está reunindo os principais players da GD do país

Começou nesta quarta-feira, 17 de abril de 2024, o 23º Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sul do Brasil. O evento está sendo sediado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), situada em Curitiba, Paraná e é voltado para a cadeia produtiva da região Sul, que engloba os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O fórum reúne especialistas para capacitar o público-alvo e promover avanços significativos no setor no Paraná.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em parceria com a FIEP, TECPAR e Sebrae, o evento ocorre entre os dias 17 e 18 de abril na capital paranaense. Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, destaca que o evento está acontecendo para reforçar o importante papel da geração distribuída de energia limpa e renovável na matriz elétrica nos três estados da região sul, visto que cada um deles tem aumentado a potência instalada neste tipo de geração.

"O Paraná hoje está em quarto lugar na colocação, pouco atrás do Rio Grande do Sul que detém em torno de 2,6% de todo o potencial instalado no país e o Paraná está com 2,5%. O que é bem interessante é que o Paraná cresceu muito nestes últimos dois anos, porque ele figurava entre sétimo, sexto, e então deu esse salto gigante e a gente sabe que o estado do Paraná tem um potencial ainda maior e com certeza esse setor de geração distribuída vai ser uma fonte de receita, vai trazer grandes oportunidades de empregos e também para empreendedores que queiram inovar, que queiram estar participando e atuando diretamente" explica Fraga.

Programação do Fórum GD Sul

No primeiro dia do evento, o Auditório Mário de Mari vem sendo palco de uma programação repleta de atividades e palestras de alto nível. O dia começou com o credenciamento dos participantes e a transmissão de vídeos dos patrocinadores, seguido pela cerimônia de abertura às 8h20. Diversas autoridades importantes estiveram presentes para dar início ao fórum como Edson José de Vasconcelos, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, José Alberto Pereira Ribeiro, Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná e Celso Kloss, Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná.

O restante do dia, por sua vez, tem sido marcado por uma série de palestras e painéis abordando diferentes aspectos do setor de energias renováveis, com destaque para temas como diferenciais de venda na geração distribuída, mercado e oportunidades no setor, novos modelos de negócios, tendências para o futuro da geração distribuída no Brasil e mobilidade elétrica.

Palestras de destaque, no entanto, estão a de Edimárcio Minussi Junior, da EDP, sobre a Transição Energética através da Geração Distribuída e Mobilidade Elétrica, e Lucas Lima, da FIEP, abordando Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Energia.

A programação conta ainda com uma palestra especial no final do dia, que será proferida por Tales Gottlieb Jahn, especialista do Parque Tecnológico da Itaipu (PTI), discutindo o Armazenamento de Energia: Custo ou Oportunidade para as Renováveis, seguida por uma confraternização do setor.

"O evento está abordando as oportunidades neste tipo de geração limpa e renovável, debatendo as oportunidades em fontes como a energia solar, que é a detentora do maior potencial instalado dentro da GD no Brasil. Nós também estamos falando sobre biogás, biomassa, PCHs, Hidrogênio, Mobilidade, Armazenamento. Então todos esses elementos que compõe esse novo momento, que tem como maior objetivo a transição energética limpa e renovável, sempre buscando a sustentabilidade" pontua Fraga.

Todas as informações sobre o evento, bem a programação completa, podem ser acessadas no site oficial pelo link: https://www.forumgdsul.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: